Assinar

Em 2017, mais de 300 contas mudaram de agência

Buscar

Em 2017, mais de 300 contas mudaram de agência

Buscar
Publicidade
Comunicação

Em 2017, mais de 300 contas mudaram de agência

Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem desde 2011 contabiliza recorde de mudanças monitoradas no ano passado


12 de janeiro de 2018 - 16h30

Publicis e Leo Burnett Tailor Made venceram a mais importante concorrência de 2017, pela conta do Bradesco (Crédito: Reprodução)

As mais de 300 mudanças de agências, entradas de novas marcas no mercado anunciante ou volta à mídia de clientes que estavam ausentes fazem de 2017 o ano de maior movimentação na área de novos negócios desde 2011, quando Meio & Mensagem passou a consolidar anualmente a dança das contas na publicidade brasileira. Nos três anos anteriores, por exemplo, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.

O ano de 2017 foi bastante agitado no campo minado das concorrências, tanto na esfera privada como na pública. A principal delas foi a de Bradesco, que concentrou sua verba na Publicis Brasil e na Leo Burnett Tailor Made. No campo das licitações públicas, destaques para as mudanças de Secom e Petrobras.

Entretanto, houve ao menos dez concorrências que terminaram com as vitórias das mesmas agências que atendiam as contas anteriormente, promovidas por: Walmart (que manteve a DM9DDB), Mitsubishi e Suzuki (Africa e Ampfy), Bradesco Seguros (AlmapBBDO), Prefeitura de São Paulo (Lua e Nova/SB), Eletrobras (Agência3), Trident (F/Nazca S&S), CNI / Sesi / Senai (Artplan), Azeite Borges (Grupo Raí), Capemisa Seguradora (Binder) e Spotify (CuboCC).

Pelo menos 18 marcas que trocaram de agências em 2016 voltaram a fazê-lo em 2017, sendo um caso curioso o de Giraffas. Em 2016, a rede de fast food trocou a Mood pela Talent Marcel. No ano passado, entregou sua conta para a Mar Comunicação. E, nesta semana, anunciou que a parceira publicitária para 2018 será a Peppery, que já atendia sua conta digital. Ou seja, o anunciante fez três mudanças em três anos.

As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem, e incluem troca de parceiras, concorrências, entradas de novos anunciantes no mercado nacional e lançamentos de empresas e marcas. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2017. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.

Foi considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2017, como, por exemplo, o caso de Extra com Leo Burnett Tailor Made. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão de alguma conquista do final de 2016, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2018 não foram considerados.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação

  • KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros