Em campanha, Gerando Falcões apresenta projeto que revitaliza favelas
Assinada pela agência Droga5, publicidade mostra transformação da comunidade Boca do Sapo, em Ferraz de Vasconcelos
Em campanha, Gerando Falcões apresenta projeto que revitaliza favelas
BuscarEm campanha, Gerando Falcões apresenta projeto que revitaliza favelas
BuscarAssinada pela agência Droga5, publicidade mostra transformação da comunidade Boca do Sapo, em Ferraz de Vasconcelos
Caio Fulgêncio
21 de julho de 2023 - 15h27
A Gerando Falcões apresentou a campanha de inauguração da Favela do Sonhos, novo nome da comunidade Boca do Sapo, em Ferraz de Vasconcelos (SP). O projeto publicitário é assinado pela agência Droga5 e terá desdobramentos em redes sociais, TV, out-of-home (OOH) e Spotify.
A região, que abriga 200 famílias, foi a primeira escolhida para se tornar uma Favela 3D, ou seja, “digital, digna e desenvolvida”. Por meio da iniciativa, a ONG se propõe a transformar locais marcados pela vulnerabilidade social. Em outras palavras, a missão é erradicar a pobreza, com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
O conceito para mostrar a importância e abrangência do projeto do Criando Falcões usou “Faça um sonho voar” como ícone textual. Além disso, a Droga5 escolheu a pipa, brincadeira comum nas diferentes periferias brasileiras, como elemento visual para compor a narrativa.
Com a campanha, a instituição quer, principalmente, atrair recursos externos em prol da revitalização de outras favelas. “Foi um conceito construído em conjunto. Já tínhamos o nome e o intuito de tornar sonhos realidade. A partir daí, a Droga5 desenvolveu o conceito, que é um pouco o que a Gerando Falcões quer ajudar a fazer pelos moradores das favelas do Brasil”, comenta Edu Lyra, CEO e fundador da ONG.
Natália Mamede, diretora de criação da agência, complementa que, na construção da campanha, houve a preocupação de não fazer imposições. Por isso, foi preciso desenvolver conversas profundas com as pessoas sobre as perspectivas em relação à região.
“É uma campanha feita para a favela e da favela. Queríamos chamar as pessoas para investirem na favela e, assim, fazer outros sonhos voarem também. Então, foi um projeto que mexeu muito conosco, porque não queríamos que fosse uma propaganda, mas que fizesse sentido para quem mora lá”, finaliza.
Na construção da Favela 3D, a Gerando Falcões e seus parceiros promoveram inclusão digital, que contou com instalação de equipamentos Wi-Fi e roteadores de internet por toda a comunidade. Além disso, a ONG desenvolveu programa de empregabilidade, instalou cabine de telemedicina e implanto CEP digital.
Na parte estrutural, houve a revitalização dos muros, reconstrução de residências e instalação de 30 postes que funcionam com energia solar. Por fim, a Favela dos Sonhos ganhou um ecoponto, para estimular a reciclagem no dia a dia dos moradores, e contou a formação da própria ONG, chamada Decolar, para fortalecer o local.
Compartilhe
Veja também
Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista
Kimberly-Clark separa criatividade e mídia entre quatro holdings
Após concorrência global, anunciante divide verba publicitária entre WPP, Omnicom, Publicis e IPG