Assinar

EUA e Ásia impulsionam crescimento do Publicis no início de 2021

Buscar

EUA e Ásia impulsionam crescimento do Publicis no início de 2021

Buscar
Publicidade
Comunicação

EUA e Ásia impulsionam crescimento do Publicis no início de 2021

Companhia registrou crescimento orgânico de 2,8% no primeiro trimestre do ano


15 de abril de 2021 - 13h04

Arthur Sadoun: “continuamos cautelosos e em um ambiente ainda muito desafiador”(Crédito: Reprodução)

Por Alexandra Jardine, do AdAge

O Publicis Groupe reportou um crescimento orgânico de 2,8% no primeiro trimestre de 2021, impulsionado pelas performances nos Estados Unidos e na Ásia. A Europa, no entanto, continua ficando para trás enquanto luta contra o coronavírus, com lockdowns, e as perspectivas da companhia continuam cautelosas.

Apesar do crescimento orgânico ter sido positivo, a receita líquida caiu 3,6% chegando a € 2.392 milhões contra os € 2.481 milhões registrados no ano anterior, já que as taxas de câmbio tiveram um impacto negativo. Os Estados Unidos cresceram 5,1% em uma base orgânica, puxada pela performance da Publicis Sapient, que saltou 11,2%, enquanto a Epsilon cresceu 4,7% e a mídia digital, no geral, teve um crescimento de dois dígitos.

Digital e D-to-C

O desempenho não foi à toa. Segundo o Publicis Groupe, os Estados Unidos foram beneficiados por uma mudança nos investimentos que foram concentrados nos canais digitais, de e-commerce e direct to consumer. A Ásia também está voltando a crescer. A região Ásia-Pacífico, como um todo, teve um crescimento de 5,7% em sua base orgânica. A China, primeiro país a ser impactado pela pandemia em 2020, registrou um salto de 3%, devido às conquistas de novos negócios, incluindo a conta de mídia da L’Oréal.

A Europa, no entanto, não tem performado de maneira tão forte. A receita teve uma leve queda: 1,8% na base orgânica. O Reino Unido, que esteve em lockdown desde o início do ano até a última semana, caiu organicamente em 3,4%. Embora o desempenho tenha sido afetado pela falta de clientes que instigam grandes transformações, o crescimento de mídia e criatividade no Reino Unido foi positivo.

Outras conquistas em novos negócios do grupo, no primeiro trimestre, incluíram a criação global da Infiniti, negócio de dados da AB InBev, o portfólio de publicidade da Toyota, na Austrália, o marketing voltado para vendas da Unilever e mídia Samsung nos EUA.

Perspectiva cautelosa

O Publicis prevê que o segundo trimestre apresentará um quadro mais positivo em todas as regiões. O grupo espera recuperar entre 60% a 80% do que perdeu no segundo trimestre de 2020, o que implica um crescimento orgânico de 8% a 10%.

No entanto, Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, avisa que a crise não acabou e diz “continuamos cautelosos e em um ambiente ainda muito desafiador”.

*Tradução: Taís Farias

**Crédito da foto no topo: Oleg Magni/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Betnacional cria influencer robô para prever probabilidades em jogos

    Betnacional cria influencer robô para prever probabilidades em jogos

    Projeto da BR Media analisa dados de sentimento nas redes sociais para prever probabilidades e tendências em ações patrocinadas pela marca

  • Coca-Cola retoma venda de latinhas personalizadas com nomes

    Coca-Cola retoma venda de latinhas personalizadas com nomes

    Campanha global permite que consumidor customize embalagem caso não encontre seu nome disponível