Forebrain: cenário atual não impede a criatividade
Para entender o impacto da comunicação no cérebro dos brasileiros neste período, a pesquisa analisou 92 filmes publicitários e 180 consumidores por meio da plataforma Brain
Forebrain: cenário atual não impede a criatividade
BuscarForebrain: cenário atual não impede a criatividade
BuscarPara entender o impacto da comunicação no cérebro dos brasileiros neste período, a pesquisa analisou 92 filmes publicitários e 180 consumidores por meio da plataforma Brain
Com o objetivo de avaliar as campanhas publicitárias veiculadas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil e revelar os principais aprendizados das marcas que conseguiram criar narrativas eficientes durante o período, a Forebrain realizou o estudo neurocientífico Brain Report – Special Covid-19.
O filme “A gente se vê no Drive”, do McDonald’s, foi um dos analisados pela pesquisa da Forebrain (crédito: reprodução)
Durante o terceiro trimestre de 2020, o estudo analisou 92 filmes publicitários de diferentes agências, marcas e segmentos, como McDonald’s, 99, Amil, Vivo e Netflix, através do monitoramento de 180 consumidores, por meio da plataforma Brain, que usa dados neurocientíficos para insights sobre o impacto da comunicação das marcas. A partir do padrão das ondas cerebrais (eletroencefalografia – EEG) e de visualização (eye-tracking) das pessoas que assistem TV, os índices do Brain quantificam métricas que avaliam o quanto um filme é capaz de chamar atenção, motivar e ficar na memória do consumidor brasileiro.
Os dados da pesquisa indicam que olhar para o futuro utilizando um envolvimento positivo é capaz de gerar sentimentos de aproximação no público, enquanto abordar a narrativa com um tom reflexivo de tensão desperta uma motivação negativa. “Consumidores almejam marcas que lideram o movimento de trazer mensagens consistentes, adotando um tom sensível e empático às circunstâncias atuais. É preciso se concentrar em alcançar conexão com o seu público, trazendo reflexos positivos para construção de marca a longo prazo”, comentou Billy Nascimento, CEO da Forebrain, em nota.
Além de trazer mensagens empáticas e positivas, o estudo revelou que as marcas que se destacaram também demonstraram que o cenário atual não impede a criatividade publicitária. Apesar do contexto ser negativo e difícil, a pesquisa identificou que ter uma história bem construída é capaz de inserir produtos e serviços de maneira positiva dentro da narrativa, aproximando o público da marca.
Outro movimento capturado pelo estudo demonstrou que existe um padrão das marcas de streaming em utilizar cenas de filmes e séries disponibilizados em suas plataformas para construir o enredo de suas campanhas publicitárias. Por serem estratégias comuns das empresas de streaming, a pesquisa mostrou que o que diferencia uma marca da outra são as estratégias exclusivas de cada uma.O levantamento revelou também a necessidade dos profissionais de comunicação em encontrarem maneiras de planejar e criar campanhas de TV em tempo e custos reduzidos, durante a pandemia, respeitando todas as medidas de saúde. Segundo o estudo, marcas que utilizaram diferentes reforços readaptando cenas de campanhas passadas para construir uma mensagem atual que refletisse a vida em quarentena foram muito eficientes em potencializar as respostas de memorização.
Por fim, a pesquisa analisou narrativas eficientes em contar histórias sobre o ‘novo normal’. Logo, de acordo com o estudo narrativas que comunicam as medidas obrigatórias de prevenção e higiene, assim como o consumo em casa, contam com uma mensagem genuína e relevante dentro de um contexto familiar, o que impacta positivamente o público nos três índices avaliados.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
“WPP é formado por um bando de ludistas”, diz Sorrell
Sir Martin Sorrell diz que consolidação da holding que comandou no passado lembra movimento do século 19, quando ingleses destruíram máquinários para salvar empregos
Guga Kuerten protagoniza nova fase da Senior Sistemas
Filme conta a trajetória do jogador e busca consolidar a empresa como referência tecnológica no setor