Assinar

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Buscar

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Campanha #RespeitaMeuCapelo, desenvolvida pela GUT, conta histórias reais de ex-universitárias negras que enfrentaram o problema da exclusão


11 de abril de 2024 - 16h26

Vult recria chapéus de formatura para pessoas negras, em resposta a um padrão que exclui a diverdidade de cabelos (Crédito: Divulgação)

Como resposta à um padrão de capelos que exclui os diferentes tipos de cabelo de pessoas negras, a Vult, marca de beleza do Grupo Boticário, fomenta o movimento #RespeitaMeuCapelo.

A ação propõe outras versões do acessório para atender a diversidade, gerando uma experiência mais inclusiva durante a formatura.

Os quatro modelos de capelos foram desenvolvidos em parceria com a Dendezeiro, composta por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da marca baiana gênero e especialista na pluralidade dos corpos. A estratégia da ação foi criada pela Gut.

Entre os designs de chapéus projetados estão um modelo para cabelos com dreads ou trançados; outro para usar com longos coques, turbantes ou penteados altos; um terceiro com uma abertura circular no topo, para cabelos volumosos, crespos ou cacheados, que contém pentes para fixar; e outro para qualquer cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira na abertura para fixação.

O estudo realizado para o desenvolvimento do projeto apontou que, apesar do aumento de estudantes negros em universidades (400% a mais nos últimos 17 anos, segundo o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília – UnB), o capelo ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira.

A situação gera desconforto em um momento marcado pela simbologia da formatura, o que leva muitas pessoas a optarem pelo alisamento não voluntário dos cabelos, prender o chapéu com tiaras, colar o acessório na cabeça ou até mesmo desistir de usar o item.

A marca de beleza ainda planeja lançar uma nova linha de produtos, com mais de 50 itens que abrangem todos os tipos de cabelo, para apoiar ainda mais a diversidade e pluralidade de cabelos.

Com um mini-documentário, que teve a participação da Professora Dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, a Vult conta histórias de ex-universitárias que enfrentaram o problema da exclusão, recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido.

O movimento também incentiva uma ativação digital que permite aos estudantes compartilharem a hashtag da ação marcando os perfis das universidades nas quais estudam.

Assista ao filme:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ao som de Rita Lee, PagBank quer atrair novos clientes

    Ao som de Rita Lee, PagBank quer atrair novos clientes

    Nova campanha destaca o método Tap On como uma solução rápida e fácil para os microempreendedores

  • Ikea diz que móveis da marca duram mais que muitos relacionamentos

    Ikea diz que móveis da marca duram mais que muitos relacionamentos

    Desenvolvida pela agência Uzina, campanha comemora os 20 anos da marca em Portugal, destacando a durabilidade dos produtos