Assinar

Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

Buscar

Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

Buscar
Publicidade
Comunicação

Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

Criada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos


16 de abril de 2025 - 11h46

“Self Gallery”, da VML para Genera (Crédito: Divulgação)

No dia 25 de abril é celebrada a descoberta do DNA. Com isso em mente, a Genera, laboratório de genômica pessoal, decidiu celebrar o encontro das pessoas com suas ancestralidades por meio da arte e dos dados.

A “Self Gallery” é uma galeria de arte que promete uma experiência interativa e personalizada: ao incluir nesse site os percentuais do teste genético realizado pela Genera, a pessoa recebe uma exposição que combina sua identidade genética a obras de arte extraídas de coleções digitais de museus e galerias ao redor do mundo.

Criada pela VML, a iniciativa também é aberta para quem não fez testes pelo laborátório. Nesse caso, basta calibrar um estimativa de percentuais de ancestralidade das diferentes regiões do planeta.

A galeria trabalha com a ajuda de um algoritmo e oferece uma visão 360º da galeria, cm obras temáticas ou produzidas por artistas das diversas localidades que compõem o material genético da pessoa.

Um dos intuitos do projeto é ampliar a representatividade e democratizar o acesso a produção artística, considerando que muitos dos museus tradicionais privilegiam, historicamente, uma visão eurocêntrica da história da arte.

Além disso, a Genera quer, por meio da campanha, disseminar o conhecimento das pessoas a respeito da própria história genética e demonstrar que isso contribui para a compreensão da própria identidade.

O lançamento da “Self Gallery” ocorreu por meio de uma ativação no Museu da Imigração nessa quarta-feira, 15, em que os visitantes puderam experimentar a iniciativa em um totem interativo.

A campanha também apresenta um filme de 30 segundos que fala mais sobre a iniciativa:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da semana: consciência ambiental

    Campanhas da semana: consciência ambiental

    Pacto Global da ONU traça paralelos entre a saúde do planeta e a saúde humana, enquanto a Revista Unique cria playlists com sons de catástrofes ambientais

  • GE celebra 20 anos reforçando cobertura esportiva do canal

    GE celebra 20 anos reforçando cobertura esportiva do canal

    Campanha, que faz parte da celebração dos 100 anos da Globo, destaca a evolução da cobertura esportiva