Galvão Bueno estreia projeto com Volkswagen
Cocriado junto à AlmapBBDO, formato prevê programas da TV aberta e fechada e posts em redes sociais do narrador da Globo
Cocriado junto à AlmapBBDO, formato prevê programas da TV aberta e fechada e posts em redes sociais do narrador da Globo
Renato Rogenski
31 de julho de 2019 - 12h27
Em 2018, ao tirar a área de esportes do guarda-chuva do jornalismo, a Globo já iniciou um movimento para ampliar suas ações comerciais no segmento, inclusive aproveitar a popularidade de sua equipe esportiva, incluindo Galvão Bueno. A iniciativa passou a permitir que narradores, comentaristas e repórteres pudessem participar de campanhas e ações de merchandising, algo antes impensável. O marco inicial do novo momento estreia no domingo, 4, em parceria com a AlmapBBDO e a Volkswagen. A cocriação entre agência, veículo e marca deu vida ao projeto Na Estrada com Galvão, que vai promover o lançamento do carro Jetta GLI no Brasil.
Focada em conteúdo, a campanha conta com entregas nos programas AutoEsporte e Esporte Espetacular, da Globo, e Bem, Amigos!, do Sportv, além de hub digital no GloboEsporte.com, ações nas redes sociais dos programas e do perfil oficial de Galvão Bueno. “O projeto tem um olhar muito direcionado para as pessoas, que irão consumir as diferentes histórias que criamos de forma orgânica, e que estão inseridas de maneira fluída no conteúdo de cada um dos programas e plataformas. Seu desenvolvimento foi pensado para acompanhar, de fato, a jornada do consumidor apaixonado por automobilismo, que busca as novidades do segmento em programas esportivos, portais na Internet e redes sociais”, afirma Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo
No Auto Esporte, o conteúdo que abre o projeto traz uma corrida entre Jettas guiados pela pilota Bia Figueiredo e os pilotos Tarso Marques, Luiz Razia e César Urnhani, com narração de Galvão Bueno. No Esporte Espetacular, o narrador irá dirigir o automóvel a caminho de entrevistas com quatro personalidades do esporte brasileiro, no quadro Na Estrada com Galvão. Já no Bem Amigos será uma segunda janela para as entrevistas, com a possibilidade de exibição de material e discussões inéditas. No GloboEsporte.com, as pessoas poderão encontrar mais detalhes sobre o carro, com mapa interativo e conteúdo em vídeo 360.
Na visão de Filipe Bartholomeu, CEO da AlmapBBDO, o projeto é um sinal claro da evolução da comunicação, colocando conteúdo de qualidade em primeiro lugar e ativando times do cliente, da agência e do veículo, juntos, pela busca de uma solução original. “A partir da ideia, em parceria com a diretoria integrada de negócios da Globo, chegamos ao formato para que, além da criatividade e ineditismo, tivéssemos total integração entre as plataformas e um olhar mais completo das audiências”, explica.
Para a Volkswagen, a campanha acontece em um momento importante da empresa, que faz a maior ofensiva de produtos de sua história no Brasil, com o lançamento de 20 modelos até 2020 e um investimento de R$ 7 bilhões. “O projeto inédito de conteúdo ajuda a dar mais visibilidade para esse novo momento da marca, não só pelo formato, mas pela capilaridade da distribuição das mensagens, que estarão na TV aberta, fechada e no ambiente digital, com destaque para as redes sociais”, avalia Gustavo Schmidt, VP de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil. Segundo ele, a escolha por Galvão não foi por acaso. “O Jetta GLI é um carro ícone em esportividade e o sedã Volkswagen mais rápido que você pode ter no Brasil. E o Galvão é um nome que, por ser associado ao automobilismo e mais precisamente às transmissões da F1 na Globo, remete à velocidade, desempenho e emoção ao volante”, diz.
Segundo a Globo, desde o início do ano a emissora está empenhada em identificar oportunidades e potencializar suas campanhas comerciais por meio, também, da força de seus talentos, não apenas no esporte. Entre os exemplos mais recentes, Eduardo Schaeffer cita a personagem Vivi Guedes, da novela A Dona do Pedaço, que tem gerado oportunidades de novas parcerias associadas com marcas, e um projeto em parceria com NBA e Budweiser, com patrocínio de conteúdos no Globo Esporte, no Esporte Espetacular e um especial publicitário no Sportv.com.
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