Alexandre Zaghi Lemos
4 de maio de 2018 - 11h56
A General Motors vai transferir sua conta de varejo da Publicis para a WMcCann, que já atende a conta institucional de marcas e produtos da fabricante de automóveis. Com isso, o anunciante encerra um relacionamento de mais de 20 anos com a Publicis Brasil, iniciado ainda na década de 1990 quando a agência se chamava Salles. Internacionalmente, a conta da GM é atendida pelo McCann Worldgroup, através da Commonwealth, agência exclusiva para o atendimento da marca, lançada em 2012. Inicialmente uma joint venture com a Goodby, Silverstein & Partners, a Commonwealth passou a ser totalmente controlada pela McCann em 2013.
Em julho do ano passado, a GM entregou seu planejamento de mídia off-line institucional e todo o planejamento e compra de mídia online institucional para a Dentsu Aegis Network.
Desde novembro, a WMcCann é comandada pelo chairman e CEO Hugo Rodrigues, que tem uma relação histórica com a General Motors. Ele chegou em 1999 à Salles DMB&B, que após mudanças de nomes, fusões e aquisições se transformou no que é hoje a Publicis Brasil. Em 2002, quando a agência já se chamava Salles Darcy, ele passou a criar, ainda como redator, para a GM, e, em 2005, foi promovido a diretor de criação e participou do grupo que inaugurou a Salles Chemistri, agência de varejo focada no atendimento da conta da marca automotiva. Em 2008, foi promovido a vice-presidente de criação da Publicis; em 2011, passou a acumular os cargos de COO e CCO; e, em 2014, foi promovido a CEO, cargo que deixou em novembro passado para migrar para a WMcCann.