Assinar

Google tira do ar ação de Burger King sob alegação de violação de regras

Buscar

Google tira do ar ação de Burger King sob alegação de violação de regras

Buscar
Publicidade
Comunicação

Google tira do ar ação de Burger King sob alegação de violação de regras

Iniciativa espalhou no Google Maps cupons de desconto da rede de fast food nos endereços do concorrente McDonald’s; marca defende ação e diz que mais 1,3 mil cupons foram resgatados


20 de março de 2025 - 16h41

Google Burger King

Ação espalhou, pelo Google Maps, cupons de desconto do Burger King nos endereços de unidades do McDonald’s (Créditos: Divulgação)

Atualizada às 17h19

O Google removeu os conteúdos postados no Google Maps que faziam parte de uma ação de marketing realizada pelo Burger King para o Dia Mundial do Consumidor.

No último dia 15, a rede de fast food espalhou cupons de descontos do Burger King nos endereços de unidades do McDonald’s, dentro do Google Maps.

Ao fazer buscas pela localização de lojas do McDonald’s, portanto, os usuários poderiam encontrar os cupons de desconto do concorrente.

Criada pela AlmapBBDO, agência de publicidade do Burger King, a ação foi feita em mais de mil lojas do McDonald’s, dentro do Google Maps.

Qual é o problema da ação?

Segundo o Google, embora o Maps seja uma plataforma alimentada por conteúdo postados por usuários, tais conteúdos não podem ter caráter comercial ou fazer publicidade de estabelecimentos e locais.

É possível, por exemplo, fazer uma avaliação no Google Maps de algum lugar visitado. Porém, o Google, de acordo com suas políticas de uso, não permite que no espaço de localização de uma empresa sejam feitos anúncios ou postagens em tom comercial de marcas, produtos, serviços ou pessoas.

“As políticas de contribuição de usuários do Google Maps vedam de forma rigorosa a publicação de conteúdo com o objetivo de publicidade ou solicitação. Nós removemos as imagens e desativamos as contas responsáveis”, declarou o Google, em posicionamento enviado à reportagem de Meio & Mensagem.

O que aconteceu com a ação do Burger King?

Após a avaliação de que a ação da rede de fast food violava as regras do Google Maps, o Google retirou do ar os cupons de desconto que haviam sido publicados nos endereços das unidades do McDonald’s dentro da plataforma.

De acordo com o apurado pela reportagem, a única medida tomada pelo Google, nesses caso, é a remoção do conteúdo e o aviso sobre a violação para as contas específicas responsáveis pelas postagens Não houve notificação ou aviso ao Burger King e nem à agência de publicidade sobre a medida.

O que diz o Burger King?

Em comunicado encaminhado à reportagem, o Burger King diz respeitar a decisão do Google, mas reforça que, em sua visão, a ação foi um sucesso em termos de repercussão na impressa e pelo uso dos cupons inseridos no Maps.

De acordo com a rede de fast food, foram resgatados 1.371 códigos pelos cupons publicados na plataforma do Google.

Por fim, como é tradicional em sua comunicação, a rede faz uma provocação em relação à medida do Google e oferece outro cupom de desconto, junto ao comunicado. Veja, abaixo, a íntegra do posicionamento da marca:

“Respeitamos a decisão do Google, mas registramos que cumprimos nosso objetivo original de atrair atenção no dia do consumidor a ponto de repercutir na imprensa, com influenciadores em redes sociais e o mais importante: com o uso e resgate de cerca de 1.371 códigos dos cupons inseridos nas fotos presentes exclusivamente nas galerias de fotos dos restaurantes concorrentes. O melhor posicionamento sempre é o do consumidor, ainda mais no seu próprio dia. E se você chegou até aqui, parabéns: pegue aqui seu código #Sentiu10off e ganhe R$ 10 de desconto em sua compra no app.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Puma celebra atletas amadores na campanha “Go Wild”

    Puma celebra atletas amadores na campanha “Go Wild”

    Com nova identidade, marca busca alcançar as gerações mais jovens, valorizando o esporte como forma de autoexpressão e conexão

  • Histórias de traição viram músicas em ação da Brahma

    Histórias de traição viram músicas em ação da Brahma

    Marca irá selecionar os melhores relatos para transformar em canções, com a participação da cantora sertaneja Simone Mendes