Assinar

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Buscar

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Buscar
Publicidade
Comunicação

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Bets que não cumprirem a determinação da Secretaria Nacional do Consumidor estarão sujeitas a multas no valor de R$ 50 mil por dia


19 de novembro de 2024 - 16h40

publicidade apostas

(Crédito: Shutterstock)

As empresas de apostas online estão proibidas de veicular qualquer tipo de publicidade direcionada a crianças ou adolescentes.

A medida foi determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), órgão do Ministério da Justiça, e publicada nesta terça-feira, 19, no Diário Oficial da União.

As plataformas devem apresentar um relatório de transparência, ao longo dos próximos dez dias, a fim de detalhar as maneiras pelas quais cumprirão a determinação.

De acordo com a publicação, o descumprimento das medidas sujeita as empresas de apostas a uma multa diária de R$ 50 mil.

Na semana passada, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em decisão liminar, havia determinado a suspensão de qualquer tipo de publicidade, por parte das bets, a crianças e adolescentes.

Na mesma liminar, o ministro do STF também determinou que sejam criados mecanismos para impedir o uso de recursos provenientes de programas sociais em atividades de apostas online.

Nesta determinação da Senacom, além da mensagem publicitária a crianças e adolescentes, também fica proibida qualquer abordagem comercial que tenha relação com “adiantamento, antecipação, bonificação ou vantagem prévia” aos apostadores.

A regulamentação das empresas de apostas de quotas fixas – as bets – começou a valer no Brasil em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Fazenda já havia determinado regras para a questão da publicidade das empresas do setor, em um trabalho realizado em conjunto com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple

  • Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano