Assinar

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Buscar

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Buscar
Publicidade
Comunicação

Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes

Bets que não cumprirem a determinação da Secretaria Nacional do Consumidor estarão sujeitas a multas no valor de R$ 50 mil por dia


19 de novembro de 2024 - 16h40

publicidade apostas

(Crédito: Shutterstock)

As empresas de apostas online estão proibidas de veicular qualquer tipo de publicidade direcionada a crianças ou adolescentes.

A medida foi determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), órgão do Ministério da Justiça, e publicada nesta terça-feira, 19, no Diário Oficial da União.

As plataformas devem apresentar um relatório de transparência, ao longo dos próximos dez dias, a fim de detalhar as maneiras pelas quais cumprirão a determinação.

De acordo com a publicação, o descumprimento das medidas sujeita as empresas de apostas a uma multa diária de R$ 50 mil.

Na semana passada, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em decisão liminar, havia determinado a suspensão de qualquer tipo de publicidade, por parte das bets, a crianças e adolescentes.

Na mesma liminar, o ministro do STF também determinou que sejam criados mecanismos para impedir o uso de recursos provenientes de programas sociais em atividades de apostas online.

Nesta determinação da Senacom, além da mensagem publicitária a crianças e adolescentes, também fica proibida qualquer abordagem comercial que tenha relação com “adiantamento, antecipação, bonificação ou vantagem prévia” aos apostadores.

A regulamentação das empresas de apostas de quotas fixas – as bets – começou a valer no Brasil em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Fazenda já havia determinado regras para a questão da publicidade das empresas do setor, em um trabalho realizado em conjunto com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria