Grupo de Planejamento cria programa de inclusão e diversidade
Projeto Melhor no Plural conta com pilares de pesquisa, conscientização e capacitação para profissionais da área
Grupo de Planejamento cria programa de inclusão e diversidade
BuscarGrupo de Planejamento cria programa de inclusão e diversidade
BuscarProjeto Melhor no Plural conta com pilares de pesquisa, conscientização e capacitação para profissionais da área
Karina Balan Julio
16 de julho de 2019 - 7h00
O Grupo de Planejamento de São Paulo apresenta nesta semana o projeto Melhor no Plural, que visa fomentar a diversidade e a inclusão de profissionais com diferentes vivências nas estruturas das agências. A ação inclui iniciativas de pesquisa, conscientização e capacitação de profissionais.
Sob o comando de Flávia Spinelli, vice-presidente do GP e global client partner do Facebook, o programa terá como primeiro passo o mapeamento de iniciativas internas das agências. O objetivo é entender os aprendizados e desafios já encarados pelos núcleos de diversidade das empresas. “Nossa ideia é consolidar os aprendizados destas iniciativas em um pensamento coletivo, analisando padrões que estão impulsionando a inclusão ou deixando alguns grupos para trás”, explica Flávia.
Líderes do Futuro | EP5: Diversidade
O GP fará ainda um levantamento do perfil sociodemográfico dos planejadores, consultando também profissionais de grupos sociais minoritários que querem ingressar no mercado, mas que ainda não conseguiram uma oportunidade. O levantamento servirá de subsídio para uma maratona de aceleração junto a agências, a partir de setembro. Com os insights adquiridos, o GP promoverá encontros com agências para discutir boas práticas ligadas à diversidade.
O comitê do Melhor no Plural integra também outros seis profissionais: a diretora de planejamento da J. Walter Thompson, Gisele Bambace; a planner Verônica Dudiman, da Mutato; o diretor-geral de planejamento da Africa, Rafael Camilo; e o planner Tiago Tuiuiú, também da Africa; e o estrategista criativo Diego de Oliveira e o creative partner Gustavo Borrmann, ambos do Facebook. O comitê já se reuniu com mais de 20 especialistas e formadores de opinião para estruturar a proposta do programa, colhendo opiniões dos coletivos Gleba do Pêssego, Mooc, da consultoria 65/10 e do grupo Publicitários Negros.
Outra frente de atuação do projeto diz respeito à qualificação de profissionais pertencentes a grupos minoritários: o GP oferecerá bolsas gratuitas para todos os cursos e eventos da Planning Academy, seu braço de educação, em parceria com a escola de estratégia Sandbox. A bolsas serão distribuídas com base em critérios étnicos e socioeconômicos. Além disso, o GP abrirá uma chamada, em setembro, para escolher 12 novos membros que se associarão à entidade gratuitamente, escolhidos pelo comitê de diversidade.
*Crédito da imagem no topo: Alexas Fotos / Pixabay
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros