Grupo WPP desembarca em Cuba
Após a retomada de relações entre Estados Unidos e a ilha, o grupo de comunicação anuncia que terá um escritório no País
Após a retomada de relações entre Estados Unidos e a ilha, o grupo de comunicação anuncia que terá um escritório no País
Meio & Mensagem
2 de julho de 2015 - 8h40
O WPP, maior grupo de empresas de comunicação e marketing do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 2, o início de suas operações em Cuba. Por meio de um contrato com o Palco Group, empresa estatal cubana. O WPP passa a ter um executivo baseado em Havana que terá o suporte de uma equipe local. Segundo o grupo, em comunicado, o objetivo é trabalhar com todas as formas de comunicação e contribuir com o crescimento econômico daquele País.
Desde fevereiro deste ano, o WPP mantinha contato com agências cubanas com a intenção de estabelecer parcerias e acordos. A intenção é oferecer consultoria aos seus clientes internacionais sobre o ambiente institucional e financeiro de Cuba, além de ajudar empresas que pretendem ingressar no mercado cubano a ganhar visibilidade no país. Para isso, o WPP contará com a ajuda de algumas agências locais. O escritório da WPP ficará localizado no bairro de Miramar, perto do centro comercial de Havana.
O primeiro passo da aproximação política entre Estados Unidos e Cuba foi dado em dezembro do ano passado, quando o presidente Barack Obama e o líder Raul Castro anunciaram a intenção de retomar as relações. Nesta quarta-feira, 1º, o governo americano anunciou a retomada das relações diplomáticas e um plano para a reabertura da embaixada americana em solo cubano, prevista para até o fim de julho.
A aproximação política já surte efeitos econômicos. Desde a reaproximação, muitas empresas internacionais estão se preparando para operar no País. Mastercard, American Express e Visa são alguns exemplos de marcas que, recentemente, liberaram ou passaram a estudar a liberação de suas bandeiras para uso naquele País. Estima-se que o mercado cubano possa movimentar US$ 30 bilhões nos próximos cinco anos.
Compartilhe
Veja também
PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo
Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional
AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp
Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu