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Comunicação

Guerra dos presuntos migra para o digital

A disputa entre Sadia e Perdigão com a Seara movimentou a mídia tradicional e também a internet


10 de setembro de 2015 - 8h00

Parte do marasmo que vivia o mercado no fim do primeiro semestre, agravado pela atual crise econômica do País, foi interrompido pela “guerra dos presuntos”, protagonizada na mídia pelas marcas da BRF, Sadia e Perdigão, e a concorrente Seara, da JBS.

A disputa que se intensificou no início de julho rendeu resultados positivos para ambas. De acordo com a pesquisa Lembrança de Marcas em Propagandas na TV, realizada pelo Datafolha e publicada com exclusividade por Meio & Mensagem, a Seara entrou para o grupo de líderes em recall de publicidade, e a Sadia voltou ao ranking após um ano.

A disputa entre as marcas se intensificou não apenas nos meios tradicionais, na internet, ela também teve sua extensão. Em 21 de agosto, a Sadia movimentou as redes lançando uma nova fase de sua campanha “Comida de Verdade, com S de Sua”, na qual seleciona 12 pessoas em todo o Brasil, incluindo blogueiros, celebridades e amantes da culinária, para receberem uma “caixa misteriosa”, com um produto Sadia, um ingrediente da estação e um utensílio culinário. O objetivo da ação, desenvolvida pela LiveAD, foi despertar a criatividade na cozinha e, consequentemente, compartilhar o resultado dessa experiência com o público via hotsite da campanha e Instagram da Sadia.

Na mesma época, a JBS comemorava sua ofensiva digital iniciada no início do ano para combater boatos sobre suas marcas. “Assim como qualquer outra empresa, a JBS não era e nem é perfeita, mas as informações falsas eram graves e deveriam ser tratadas. Apesar de ter sido uma campanha institucional conseguimos reforçar os atributos de nosso portfólio que inclui Seara, Friboi e outras”, diz Alexandre Inácio, gerente de comunicação e marketing institucional da JBS.

Isso foi possível por meio da criação do site “Dá gosto de saber” que respondia qualquer tipo de pergunta relacionada a JBS e seus produtos que iam de dúvidas políticas a questionamentos sobre ingredientes. Neste momento, as três marcas estão com suas campanhas presentes no ambiente digital, em rádio, TV e mídia impressa. Os próximos rounds dessa disputa podem agravar com a chegada da época de Natal.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1676, de 07 de setembro, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

 

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