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Heroínas, autênticas e originais: as mães pela publicidade

Campanhas ressaltam belezas e desafios da maternidade para promover a terceira data mais importante do comércio


11 de maio de 2018 - 15h19

Terceira data mais importante do comércio brasileiro, de acordo com a consultoria Ebit, o Dia das Mães deste ano, celebrado no domingo, 13, passa por um momento de cautela em relação ao valor desembolsado pelos consumidores.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, os filhos esperam investir até R$ 100 nos presentes. Ainda assim, a Ebit estima um movimento de R$ 2,6 bilhões em e-commerce neste ano. Como estratégia para conquistar o público arredio, as marcas e agências apostaram em campanhas que exaltam o papel da mãe para a formação dos filhos e todas as dificuldades e belezas dessa relação. Confira:

Criada pela Africa, a campanha da Natura inverte os papéis e coloca os filhos para contarem as histórias de suas mães como heroínas e transmitindo o conceito “humanamente divinas” que a campanha para o Dia das Mães deste ano trás. Os filmes serão exibidos em TV, no digital e nas redes sociais da marca pela América Latina.

 

Com a finalidade de homenagear também as mães adotivas, aquelas que esperam até mais do que nove meses para ter seus filhos próximos de si, a Alcatel criou a campanha “Espera de Amor” em parceria com a Mosh. O filme, que será veiculado no site da empresa e em seus perfis nas redes sociais, mostra como a tecnologia funciona a favor da conexão com os filhos nessa situação.

 

A campanha da Renner para o Dia das Mães reforça a beleza e o desafio de ser mãe e pede para que as mães acolham os momentos desafiadores do cotidiano materno. Ela leva a assinatura da Paim Comunicação e será exibida em TV aberta, por assinatura e nas redes sociais da marca.

 

Criada pela Ana Couto, a campanha da Dafiti reuniu depoimentos de mães contando como eram suas roupas no momento em que conheceram seus filhos pela primeira vez e recriou o visual com peças da marca para surpreendê-las. O vídeo será exibido em mídia digital, em portais de notícia, nas redes sociais da marca e em mídia OOH.

 

Criada pela agência Master e pela Isobar, a campanha do Banco do Brasil para o Dia das Mães retrata as mães como super-heroínas de quadrinhos com base nas descrições de seus filhos. Para além do filme que mostra isso sendo feito, o banco realizará algumas ilustrações a seguidores nas redes sociais baseados no perfil das mães de usuários do Facebook. O portal Vix também conta com um quizz feito a pedido do BB para identificar que tipo de heroína é sua mãe.

 

https://www.youtube.com/watch?v=uTIWhsENhHw

Para retratar a ligação entre mães e filhos, a C&A convidou três famílias para uma sessão de fotos divertida e com estilos diversos para circular nas redes sociais da marca com o slogan #FalaPraEla, que incentiva os filhos a se declararem as suas mães. Quem assina a campanha é a CuboCC.

 

Lembrando que a marca patrocina a Seleção Brasileira neste ano, a Vivo, em campanha criada pela Africa, convidou Dona Vera, a mãe do jogador Gabriel Jesus para retratar os desafios e orgulho que permeiam a relação de mãe e filho. No filme veiculado em TV aberta, por assinatura e no digital, Dona Vera aparece cuidando do filho sempre dizendo “Ai, Jesus” em um tom de decepção até vê-lo marcando um gol, quando o mesmo é dito de forma orgulhosa.

 

A Panvel e a agência 3yz convidaram três clientes da marca para contar como elas desenvolveram seu modo de criar seus filhos e estes contam como foi a criação pela mãe. O objetivo é mostrar que cada um tem um jeito de cuidar e este é o jeito certo. O filme será veiculado nas redes sociais da marca.

 

Em mais uma campanha para o Pontofrio, o jornalista Evaristo Costa apresenta uma competição entre quatro famílias para testar o conhecimento deles sobre suas mães. Os participantes vão ganhar prêmios eletrônicos e a mãe que vencer o Game Show leva um kit de produtos para a casa. O programa, criado pela YR, será publicado no canal da marca no YouTube.

 

https://www.youtube.com/watch?v=2Jkcf4JFdPo

Grazi Massafera estrela a campanha para o Dia das Mães da Óticas Diniz para apresentar a sua coleção como opção de presente para a data e reforçar o mote “Pra Te Ver Bem”. Além do filme para TV aberta e por assinatura, a comunicação, criada pela RÁI Publicidade, tem peças em PDV e para as redes sociais.

 

Neste Dia das Mães, a revista Crescer mostra um outro lado do ser mãe: a solidão da primeira vez cuidando de um filho. Assim, a comunicação #AcolhaumaMãe traz mães contando quem as ajudou nesses momentos difíceis e homenageando essas pessoas. Além do filme, a campanha convida as leitoras a contarem quem fez a diferença nessa fase.

Deborah Secco é a protagonista da campanha da Óticas Carol para o Dia das Mães. No filme, a atriz conta que seus olhos são só para sua filha e seu marido, Hugo Moura, a presenteia com um kit promocional de óculos para a data. Além dele, a campanha tem filmes para as redes sociais com consumidoras explicando o que é ser mãe para elas. A agência Explícita assina a campanha.

 

Para apresentar a nova coleção Olinda, que é inspirada no município de Pernambuco, L’Occitane au Brésil e a CP+B Brasil, decidiram homenagear e descrever as mães assim como a cidade: coloridas, inspiradoras e alegres. A comunicação tem peças para TV aberta, por assinatura, salas de cinema, mídia OOH e PDV.

 

Ivete Sangalo compôs uma música especial para as mães brasileiras a pedido da Grendha que destaca o jeito único e a força de ser mãe. O clipe, de duas versões, foi feito em parceria com mães convidadas pela marca que se unem à cantoria com Ivete e seus filhos. Ele será publicado nas redes sociais da Grendha e de Ivete Sangalo. A criação é da Paim.

 

Criada pela PROS, a campanha de Dia das Mães da Panasonic tem como objetivo abordar causas sociais como doação de leite e roupas para as crianças. Além dos filmes “Conserve o Amor” e “De Mãe para Mãe”, que veiculam nas redes sociais, a comunicação tem ativações com as influenciadoras Mariana Belém e Karina Bacchi.

 

https://www.youtube.com/watch?v=tx99yG_C4S8

A proposta da União e da Leo Burnett Tailor Made, que assina a campanha para a data, é estimular os consumidores a tornar o Dia das Mães mais doce com sugestões de receitas doces. Essas mensagens e o filme serão publicados em portais e nas redes sociais da marca.

 

O Bradesco teve como objetivo homenagear as mães que incitam mudanças. A campanha inclui cinco vídeos com a influenciadora Xan Ravelli sobre maternidade, o filme e a hashtag #MulheresPraFrente, que estimulam o público a compartilhar também sua história com as mães e a versão brasileira da primeira temporada do podcast Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. Quem assina é a R/GA.

 

Já o Next, banco digital do Bradesco, trouxe a história de três mães millennials e como elas lidam com esse fato, administração do dinheiro e sua relação com seus filhos. A Hysteria, núcleo de produção e curadoria de conteúdo da Conspiração feito por e para mulheres, foi o responsável pela campanha.

 

Casas Bahia fez filmes sobre duas consumidoras que tem em comum sua relação com o futebol e o uso de aparelhos vendidos pela empresa para se conectar com seus filhos. Além dos filmes, a campanha, criada pela Y&R, tem spots de rádio, peças para o digital e para TV. O youtuber Bruno Carneiro e sua mãe também participam da comunicação para a data.

 

A Evino convidou as mães de sommeliéres da empresa para avaliar os vinhos junto com as filhas. Elas usam um vocabulário cômico e popular enquanto as filhas descrevem as bebidas com termos da profissão.

 

O Santander oferece até segunda-feira, 14, a oportunidade dos filhos presentearem as mães com produtos de previdência, consórcio e capitalização, descontos especiais em restaurantes e passagens aéreas neste Dia das Mães. Quem comunica essa estratégia do banco é Fabiano Augusto em filmes para televisão, spots de rádio e mídia online. A criação é da Y&R e a produção é da Suno United Creators.

 

Com peças para mídia online e offline e peças para TV fechada, OOH e cinema, o Mercado Livre criou uma campanha com a REF+ que mostra as mães pelo olhar de seus filhos. A comunicação leva o conceito “Quem conhece bem sua mãe, sabe onde encontrar o presente” e insinua que na plataforma é possível encontrar os melhores presentes.

 

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