H+K compra JeffreyGroup e faz expansão global da Ideal
Rede de relações públicas do WPP faz movimentos simultâneos com o intuito de fortalecer a presença na América Latina e de atender a players de tecnologia
H+K compra JeffreyGroup e faz expansão global da Ideal
BuscarH+K compra JeffreyGroup e faz expansão global da Ideal
BuscarRede de relações públicas do WPP faz movimentos simultâneos com o intuito de fortalecer a presença na América Latina e de atender a players de tecnologia
Isabella Lessa
21 de setembro de 2022 - 10h24
Nota atualizada às 10h31
A Hill+Knowlton Strategies (H+K), agência de relações públicas do WPP, realiza dois movimentos de expansão: adquire o até então independente JeffreyGroup, que atua em comunicação, public affairs e consultoria de marketing na América Latina; e faz a expansão global da Ideal, marca sediada no Brasil e que agora passa a focar em serviços para companhias de tecnologia emergentes.
Segundo a chairman e CEO global da Hill+Knowlton, AnnaMaria DeSalva, a aquisição fortalece a atuação da rede no mercado latino-americano, enquanto a exportação da marca de origem brasileira amplifica oportunidades de negócio.
“A incorporação do JeffreyGroup imediatamente nos dá a escala para sermos o maior player global em toda a região da América Latina. A H+K e o JeffreGroup têm uma alta complementariedade de portfólio de clientes e oferta de serviços. As forte reputação das duas agências na América Latina, combinada com os recursos e o alcance global da H+K, fornecerão uma plataforma poderosa para o crescimento de uma operação combinada”, afirma.
A executiva diz, ainda, que a região é um dos mercados de comunicação mais dinâmicos da atualidade, tanto em termos de inovação quanto de talentos.
Com a transação, a H+K duplica a atuação na América Latina, já que o JeffreyGroup possui sede em Miami e escritórios na Cidade do México, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A companhia segue operando com a mesma marca, porém atrelada à H+K e sob o comando de Brian Burlingame, que está à frente do grupo como CEO desde 2015. Ele estará à frente de todas as operações da H+K na América Latina, respondendo a Richard Millar, CEO da H+K nas Américas, e passa a integrar o Conselho de Liderança Global da H+K. Jeffrey Sharlach, fundador do JeffreyGroup, permanece como chairman.
“JeffreyGroup e Hill+Knowlton são empresas altamente complementares, o que permite otimizar os pontos fortes de ambas as marcas para formar a rede global líder na região”, diz Burlingame.
Parte do movimento de ampliação da Hill+Knowlton também inclui a expansão da marca Ideal, que passa a atuar globalmente para atender às demandas de marcas de tecnologia por serviços de consultoria em comunicação estratégica. Hoje, a Ideal atende a clientes como Spotify, Meta, Airbnb e Embraer. A operação de RP focará nos mercados de Américas (Estados Unidos, Canadá e México), Inglaterra, Europa, Oriente Médio e África.
Com isso, a Ideal funcionará como subsidiária global da H+K. A empresa, fundada por Eduardo Vieira e Ricardo Cesar em São Paulo, foi adquirida pela H+K em 2015. Ambos mantinham participação de 30% na companhia, mas agora o WPP adquire o controle total da marca. Cesar, que centraliza as operações da H+K na América Latina desde 2018 e assumiu, no ano passado, como único CEO da empresa com a saída de Vieira, é promovido a CEO global da Ideal. Ele responderá à Anna Maria DeSalva e continuará como membro do Conselho de Liderança Global.
O brasileiro também trabalhará próximo à Sara Gourlay, líder global de tecnologia e telecom da H+K, que permanecerá coordenando a estratégia de crescimento no setor de tecnologia para a empresa.
Cesar enxerga um interesse do mercado por agências especializadas, o que faz com que o momento seja certo para expandir a Ideal e ampliar o portfólio de clientes de tecnologia emergentes. “Ao trabalhar com a Sara e com o time global de tecnologia, a Ideal irá ajudar a ampliar globalmente a reputação da H+K em comunicação para tecnologia”, afirma.
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca