Spike Lee receberá homenagem no Cannes Lions
Spike Lee receberá o prêmio especial de Creative Maker of the Year como parte da celebração da 70ª edição do festival
Spike Lee receberá homenagem no Cannes Lions
BuscarSpike Lee receberá o prêmio especial de Creative Maker of the Year como parte da celebração da 70ª edição do festival
Meio & Mensagem
27 de abril de 2023 - 12h52
O Cannes Lions anunciou nesta quinta-feira, 27, que entregará o primeiro Creative Maker of the Year ao cineasta, roteirista, ator e produtor Spike Lee. A homenagem especial faz parte da comemoração de 70 anos do festival.
Além de receber o prêmio, o diretor de Do the Right Thing subirá ao palco ao lado do diretor Barry Alexander Brown no dia 23 de junho. Ele irá dividir aspectos de sua jornada criativa com a audiência.
Em nota, Simon Cook, CEO do Cannes Lions, disse que prêmio seguirá existindo nos próximos anos. A intenção é homenagear criativos de qualquer disciplina que sejam referências inspiradoras para toda a comunidade.
Também em comunicado à imprensa, Peter O Ukhurebor, fundador do Black at Cannes, apontou que Spike Lee abriu caminho para muitos criativos negros. “O prêmio Creative Maker of the Year nos inspira a continuar liderando a criação de caminhos para diversas vozes e promovendo a inclusão e a equidade em toda a indústria criativa global”, afirmou.
Em mais de 30 anos de carreira no cinema, Lee também dirigiu de comerciais e recebeu quatro indicações ao Oscar. Em 2018, recebeu o Oscar de Melhor Adaptação de Roteiro com o longa BlacKkKlansman. Além disso, foi homenageado pela Academia em 2015, por suas realizações e contribuição para a arte e para o cinema.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus