As homenagens das marcas e veículos a Pelé, o Rei do futebol
Na TV e nas redes sociais, empresas como Itaú, Vivo e até mesmo a Nasa celebraram o legado do ex-atleta para o esporte e para a sociedade brasileira
As homenagens das marcas e veículos a Pelé, o Rei do futebol
BuscarAs homenagens das marcas e veículos a Pelé, o Rei do futebol
BuscarNa TV e nas redes sociais, empresas como Itaú, Vivo e até mesmo a Nasa celebraram o legado do ex-atleta para o esporte e para a sociedade brasileira
Bárbara Sacchitiello
2 de janeiro de 2023 - 6h00
De Santos ao Vaticano, as homenagens a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tomaram conta da mídia e das redes sociais nos últimos dias de 2022.
Logo após o anúncio da morte do maior jogador de futebol da história, ocorrida na tarde de 29 de dezembro, diversas foram as manifestações de pesar e, simultaneamente, de reconhecimento da grandeza dos feitos e da carreira daquele que foi um dos mais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.
Pelé morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 82 anos, em decorrência do agravamento de uma infecção respiratória. O ex-atleta batalhava contra um câncer de cólon, descoberto em setembro de 2021.
O velório de Pelé terá início às 10h desta segunda-feira, 2, e irá até às 10h de terça-feira, 3, na Vila Belmiro, local onde atuou na maior parte de sua carreira e de onde encantou o Brasil e o mundo defendendo a camisa do Santos. O enterro será restrito aos familiares e acontecerá no Memorial Necrópole Ecumênica, localizado também em Santos.
Horas depois da morte de Pelé, alguns anunciantes já exibiam no horário nobre da TV campanhas publicitárias que homenageavam o atleta, único no mundo a conquistar três Copas do Mundo como jogador, e eleito o Atleta do Século pela revista francesa L’Équipe, em 1980.
Em um comercial que mostrava uma imagem do espaço, a narração do comercial da Vivo questionava: “O que é o infinito?” A homenagem da operadora de telefonia, que também é patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), seguia reforçando que “o infinito é Pelé”. Veja:
A Brahma, outra patrocinadora da seleção brasileira de futebol, procurou demonstrar a grandiosidade do talento de Pelé ao citar diversas personalidades de outras áreas esportivas, como Michael Jordan e Serena Williams, definindo-os como o “Pelé do Basquete” e a “Pelé do Tênis”, respectivamente. A campanha, criada pela Africa, dizia que “Pelé” era um adjetivo para definir aquele que é o melhor no que faz. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=Oy7dNV4Gn_w
O Itaú mudou seu logo nas redes sociais, trocando seu nome pelo do craque, nas cores preto e branco. O banco também veiculou um comercial no dia da morte de Pelé, no intervalo do Jornal Nacional, da Globo, que, em silêncio, agradecia ao ex-jogador. Veja:
Além dos comerciais na TV, algumas marcas também usaram as redes sociais para dividir com os seguidores o luto pela perda do maior jogador de futebol da História. Veja, abaixo, alguns desses posts:
O Brasil é o país do futebol e um nome ajudou a ter este título: Pelé! Não só este título, mas 3 dos nossos 5 mundiais. Pelé ressignificou o que é ser camisa 10.
Aos torcedores do Santos, do futebol, amigos e familiares, meus sentimentos.
Obrigada. Descanse em paz, Rei! 👑🖤
— Lu do Magalu 💙 (@magalu) December 29, 2022
Obrigado, Rei do Futebol. Estamos profundamente tristes com a notícia do falecimento do melhor jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Nossos sentimentos aos familiares e à multidão que admirou e torceu pelo gênio da bola. pic.twitter.com/4qLoECIINc
— CB (@CasasBahia) December 29, 2022
— Guaraná Antarctica (@guarana) December 29, 2022
o maior Rei que o futebol já viu, dentro e fora de campo. pra gente, seu brilho é eterno ✨🖤🤍
— Nat Natura (@naturabroficial) December 29, 2022
Eterno Camisa 10! pic.twitter.com/NUL5yfAIte
— Gatorade (@GatoradeBR) December 30, 2022
Ver essa foto no Instagram
We mark the passing of the legendary Pelé, known to many as the king of the “beautiful game.” This image of a spiral galaxy in the constellation Sculptor shows the colors of Brazil. pic.twitter.com/sOYfKdTeAJ
— NASA (@NASA) December 29, 2022
A morte de Pelé ganhou as manchetes das edições online e impressa dos principais veículos de todo o planeta. Não faltaram adjetivos para destacar o talento único do ex-jogador e sua importância para o reconhecimento do futebol brasileiro em todo o mundo.
A imagem de Pelé apareceu na capa de jornais tradicionais como o The New York Times e The Washington Post, dos Estados Unidos, e The Guardian, do Reino Unido. Publicações da América Latina, Europa e Ásia também exaltaram Pelé, classificando-o como “Rei”, “único” e “o melhor de todos os tempos”.
No Brasil, a Globo abriu o sinal do SporTV e da GloboNews para não-assinantes, para permitir que um público maior acompanhasse as homenagens e programas que relembraram a carreira de Pelé. O canal esportivo da Globo exibiu o documentário Pelé, Eterno.
Já na TV aberta, a Globo, além da cobertura jornalística, preparou uma edição especial do Esporte Espetacular no domingo, 1º de janeiro. Na sequência, a emissora exibiu o filme Pelé: O Nascimento de Uma Lenda. Na noite de domingo, a Globo também exibiu o documentário Pelé, Eterno, no sinal aberto.
A Band também preparou uma programação especial em homenagem ao ídolo do futebol. No sábado, 31, a emissora exibiu o documentário Reviva – A Espera do Milésimo, que conta a história da trajetória do jogador até o alcance da marca de mil gols.
Já nesta segunda-feira, 2, a Band exibirá outro documentário: 10X10 – Pelé, jogai por nós, entra no ar a partir das 23h e conta com depoimentos sobre a genialidade do ex-atleta.
Compartilhe
Veja também
“Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes
Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro
FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência
A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing