Ikea desbrava a mágica de morar a dois
Ação de branded content da rede sueca de móveis e decoração cria versão rejuvenescida de hit dos Bee Gees
Ação de branded content da rede sueca de móveis e decoração cria versão rejuvenescida de hit dos Bee Gees
Meio & Mensagem
30 de janeiro de 2013 - 1h07
A rede de lojas de móveis e decoração sueca Ikea lançou nesta semana um delicado comercial criado pela Mother, de Londres, como parte de uma ação de branded content mais ampla. Intitulado “Living together” ("Vivendo juntos", em português), o comercial mostra um casal separado por uma enorme quantidade de pertences – de livros e DVDs a sapatos femininos.
O início do filme dá ideia de que a peça terá um tom melodramático, mas nos segundos seguintes o espectador entende o humor sutil da peça: basicamente, a Ikea está ali para ajudar a derrubar a barreira de produtos, organizá-los, decorar a casa e, enfim, permitir que o casal viva no mesmo apartamento. Assista abaixo.
Grande parte da graça de “Living together” é a trilha sonora: trata-se da música homônima, originalmente composta pelos Bee Gees, aqui reinterpretada pela banda indie britânica An Escape Plan. A campanha, inclusive, contempla uma versão estendida do comercial em que é possível conhecer a versão completa da canção. Originalmente, ela foi reinterpretada sob encomenda para a campanha, mas acabou incluída no próximo disco da banda. Eis a versão completa:
Este tipo de ação de branded content tem aumentado com base na crença de que ao se associarem a músicos independentes é uma forma eficaz de grandes marcas seduzirem uma nova geração de jovens consumidores – neste caso, gente que acaba de ir morar sozinha. Além disso, ajudam artistas a ganhar projeção e, no final das contas, receberem dinheiro por seu trabalho.
O saldo da campanha é positivo – mas não tente seguir o exemplo do personagem e chutar o sofá. Ele não irá se transformar magicamente numa cama. Só machucará seu pé.
Com informações do Adweek.
Compartilhe
Veja também
Dança das Contas: Algar, Burger King, Popeyes e outras
Agência match.mt, coligada à Fbiz, é escolhida pela operadora de telefonia enquanto a AlmapBBDO concentrará todas as marcas da rede Zamp
Os principais desafios para o uso de IA na publicidade
Guia elaborado pelo IAB Brasil aborda alguns dos gargalos na aplicação da tecnologia por parte das empresas nos processos de criação e compra de mídia