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Inteligência Artificial vai tirar 33 mil empregos em agências até 2030

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Comunicação

Inteligência Artificial vai tirar 33 mil empregos em agências até 2030

Novo estudo da Forrester Research avalia que automação dos cargos extinguirá 7,5% da atual força de trabalho em agências de publicidade dos Estados Unidos


16 de junho de 2023 - 16h27

inteligência artificial empregos

(Crédito: Peshkova/Shutterstock)

Do Ad Age

Ao mesmo tempo em que travam uma corrida para implementar ferramentas de inteligência artificial em seus negócios, as agências podem estar substituindo os empregos de seus profissionais pelas máquinas.

Cerca de 33 mil postos em agências de publicidade, o equivalente a 7,5% da força de trabalho total das agências nos Estados Unidos – será substituído por alguma automação até 2030.

O dado vem de uma nova pesquisa divulgada pela Forrester Research, que aponta que um terço desses cargos serão perdidos para a Inteligência Artificial Generativa.

Estão mais propensos a perderem seus postos de trabalho para a automação, segundo a pesquisa, as pessoas que exercem funções mais físicas, rotineiras ou que precisam seguir um conjunto preciso de instruções.

Quais são os empregos que mais correm riscos com a inteligência artificial?

A pesquisa da Forrester também mapeou quais são os cargos e áreas que têm mais riscos de terem suas tarefas totalmente automatizadas ou desenvolvidas por uma inteligência artificial.

Veja, abaixo, quais são os cargos com maior chance de serem automatizados:

 

  • Funções administrativas e de secretariado (devem perder 28% dos postos de trabalho perdidos);
  • Profissionais de vendas (devem representar 22% dos postos de trabalho perdidos);\
  • Pesquisadores de mercado (devem representar 18% dos postos de trabalho perdidos)

Para estabelecer essas previsões, a Forrester combinou dados proprietários com informações do U.S. Bureau of Labor Statistics e da Occupational Information Network.

Apesar de os dados assustarem, em um primeiro momento, a automação nas agências de publicidade não deve ser tão devastadora.

Na visão de Jay Pattisall, VP e analista principal da Forrester, a perda de 33 mil postos de trabalho ao longo de sete anos pode ser considerada como algo pequeno, especialmente se for comparada à grande crise econômica de 2008 e ao início da pandemia de Covid-19.

Entre março e julho de 2020, quando eclodiu a crise do novo coronavírus, cerca de 13 mil empregos em agências de publicidade foram perdidos.

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