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Intimus amplia debate sobre estigmas da menstruação

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Comunicação

Intimus amplia debate sobre estigmas da menstruação

Para viabilizar sua maior campanha já feita, anunciante reuniu montou um time integrado com as agências Ogilvy, VML e Pros

Com o intuito de amplificar o debate sobre os tabus que ainda rodeiam a menstruação, a Intimus lançou, no domingo, 8, Dia Internacional da Mulher, a campanha #ChegadeEstigma. Esse foi o maior esforço de comunicação já feito pela marca de absorventes íntimos da Kimberly-Clark: além do Brasil, o trabalho está sendo veiculado simultaneamente em países como Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e em alguns países da América Central.

Campanha envolveu a participação conjunta da Ogilvy e da VML, além da agência de PR Pros (Crédito: Divulgação)

Para executar a campanha, a Intimus voltou a reunir um time integrado batizado de K-C Connect, com profissionais da Ogilvy e da VML. A Pros, de relações públicas, trabalhou de forma integrada com a equipe das duas agências – em 2018, o trio foi responsável pelo trabalho “Menstruada ou não, ela pode”. Segundo Fernanda Hermanny, diretora de marketing de cuidado adulto e feminino da Kimberly-Clark Brasil, a campanha começou com um twittaço no dia 2 de março, seguido por um manifesto composto por momentos de estigma, que podem acontecer na escola, no trabalho e em diversas situações cotidianas. “Independentemente de cultura ou classe social, as mulheres ainda são estigmatizadas por algo natural que acontece desde a existência da humanidade. E isso acontece porque o assunto “menstruação” ainda é visto como um tabu, gerando, por vezes, uma desinformação que reforça o estigma de que o ciclo menstrual é algo vergonhoso e limitador”, afirma Fernanda.

Levando o debate para a rua
Ogilvy e VML são responsáveis pela ideia da Caixa do Estigma – desenvolvida pela MediaMonks, que também cuidou da produção do filme, junto com a produtora Awake –, ativação realizada no domingo, 8. No vão do Center 3, na Avenida Paulista, o público pôde entrar em uma caixa gigante para uma experiência imersiva, onde foram impactados com áudios e vídeos com depoimentos reais que levaram a uma reflexão sobre o estigma da menstruação. Em seguida, os participantes tiveram um momento de resposta aos estigmas com a ilustradora e influenciadora Nath Araújo, do Instagram @Nanaths. Foram distribuídas 20 senhas para sorteio e, a partir da conversa com a artista, ilustrações personalizadas foram produzidas com o rosto dos sorteados e seus respectivos questionamentos sobre o tema.

Artistas como a cantora Karol Conká, a apresentadora Rafa Brites e as atrizes Klara Castanho e Sophia Abrahão, além das iinfluenciadoras Thaynara Og, Letticia Munniz, Dora Figueiredo, Roberta Freitas, Gabi Lopes e Rica de Marré (Gabriela Sales) foram convidadas por Intimus para ampliar o debate. Algumas delas participam do videocase que contou com influenciadoras da Argentina e Colômbia.

Outro convidado foi o ator João Vicente de Castro, com o intuito de reforçar que os homens também devem fazer parte desta conversa. “A comunicação evoluiu muito nos últimos anos ao passar a tratar o tema com naturalidade: mostrar o sangue vermelho e não com o famoso líquido azul, não mostrar mais a mulher de calça branca feliz durante a menstruação. As marcas tratarem o assunto de maneira natural, sem estigmas, já é um grande passo. A oportunidade que vejo é exatamente o que estamos fazendo de gerar o diálogo com a sociedade, incluindo homens na conversa e sendo um veículo de informação sobre o tema”, afirma Fernanda.

O site da marca está disponibilizando conteúdos exclusivos, como vídeos, posts e figurinhas para serem compartilhados no WhatsApp. Com viés mais educacional, o anunciante elaborou, em parceria com a ONG Plan International, uma cartilha sobre menstruação, que também pode ser acessada na página.

Branded content e podcast
Estão previstos para este mês projetos de branded content com a Globosat nos programas Saia Justa e Papo de Segunda, além de uma web série com Rafa Brites e uma parceria com Quebrando o Tabu no programa Mude Minha Ideia. Também estreiam este mês projetos com os podcasts Um Milkshake Chamado Wanda e Imagina Juntas.

Filme da campanha Chega de Estigma, de Intimus, aborda estigmas em torno da menstruação


12 de março de 2020 - 6h00

Com o intuito de amplificar o debate sobre os tabus que ainda rodeiam a menstruação, a Intimus lançou, no domingo, 8, Dia Internacional da Mulher, a campanha #ChegadeEstigma. Esse foi o maior esforço de comunicação já feito pela marca de absorventes íntimos da Kimberly-Clark: além do Brasil, o trabalho está sendo veiculado simultaneamente em países como Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e em alguns países da América Central.

Campanha envolveu a participação conjunta da Ogilvy e da VML, além da agência de PR Pros (Crédito: Divulgação)

Para executar a campanha, a Intimus voltou a reunir um time integrado batizado de K-C Connect, com profissionais da Ogilvy e da VML. A Pros, de relações públicas, trabalhou de forma integrada com a equipe das duas agências – em 2018, o trio foi responsável pelo trabalho “Menstruada ou não, ela pode”. Segundo Fernanda Hermanny, diretora de marketing de cuidado adulto e feminino da Kimberly-Clark Brasil, a campanha começou com um twittaço no dia 2 de março, seguido por um manifesto composto por momentos de estigma, que podem acontecer na escola, no trabalho e em diversas situações cotidianas. “Independentemente de cultura ou classe social, as mulheres ainda são estigmatizadas por algo natural que acontece desde a existência da humanidade. E isso acontece porque o assunto “menstruação” ainda é visto como um tabu, gerando, por vezes, uma desinformação que reforça o estigma de que o ciclo menstrual é algo vergonhoso e limitador”, afirma Fernanda.

Levando o debate para a rua
Ogilvy e VML são responsáveis pela ideia da Caixa do Estigma – desenvolvida pela MediaMonks, que também cuidou da produção do filme, junto com a produtora Awake –, ativação realizada no domingo, 8. No vão do Center 3, na Avenida Paulista, o público pôde entrar em uma caixa gigante para uma experiência imersiva, onde foram impactados com áudios e vídeos com depoimentos reais que levaram a uma reflexão sobre o estigma da menstruação. Em seguida, os participantes tiveram um momento de resposta aos estigmas com a ilustradora e influenciadora Nath Araújo, do Instagram @Nanaths. Foram distribuídas 20 senhas para sorteio e, a partir da conversa com a artista, ilustrações personalizadas foram produzidas com o rosto dos sorteados e seus respectivos questionamentos sobre o tema.

Artistas como a cantora Karol Conká, a apresentadora Rafa Brites e as atrizes Klara Castanho e Sophia Abrahão, além das iinfluenciadoras Thaynara Og, Letticia Munniz, Dora Figueiredo, Roberta Freitas, Gabi Lopes e Rica de Marré (Gabriela Sales) foram convidadas por Intimus para ampliar o debate. Algumas delas participam do videocase que contou com influenciadoras da Argentina e Colômbia.

Outro convidado foi o ator João Vicente de Castro, com o intuito de reforçar que os homens também devem fazer parte desta conversa. “A comunicação evoluiu muito nos últimos anos ao passar a tratar o tema com naturalidade: mostrar o sangue vermelho e não com o famoso líquido azul, não mostrar mais a mulher de calça branca feliz durante a menstruação. As marcas tratarem o assunto de maneira natural, sem estigmas, já é um grande passo. A oportunidade que vejo é exatamente o que estamos fazendo de gerar o diálogo com a sociedade, incluindo homens na conversa e sendo um veículo de informação sobre o tema”, afirma Fernanda.

O site da marca está disponibilizando conteúdos exclusivos, como vídeos, posts e figurinhas para serem compartilhados no WhatsApp. Com viés mais educacional, o anunciante elaborou, em parceria com a ONG Plan International, uma cartilha sobre menstruação, que também pode ser acessada na página.

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