Assinar

Isolamento estimula ações voltadas para o público infantil

Buscar

Isolamento estimula ações voltadas para o público infantil

Buscar
Publicidade
Comunicação

Isolamento estimula ações voltadas para o público infantil

Bot com vídeos educativos lançado pelo Itaú em parceria com o Facebook ilustra o empenho das marcas em entreter as crianças durante a pandemia


21 de maio de 2020 - 6h00

Iniciativa conta com 25 vídeos, que variam entre um e quatro minutos de duração(Crédito: Divulgação)

Os adultos não foram os únicos a ter sua rotina afetada pela pandemia do novo coronavírus. Com escolas, parques e áreas de convivência fechados, as crianças precisaram adaptar suas atividades para o ambiente restrito de casa. O desafio de entreter e ensinar os pequenos nesse período tem mobilizado marcas, que decidiram voltar suas campanhas para o público infantil no contexto do isolamento social. 

Na última semana, o Itaú Unibanco lançou um bot no Messenger do Facebook, com vídeos educativos para diversas faixas etárias. O conteúdo foi criado pela Smile and Learn e contempla assuntos que as crianças estariam aprendendo nesse momento, de maneira lúdica. Ao fim de cada atividade, os usuários também têm acesso a um questionário para avaliar o quanto foi aprendido. No total, foram criados 25 vídeos que variam entre um e quatro minutos de duração. A ação foi criada pela DPZ&T em parceria com o Facebook e a empresa de tecnologia Take. 

Além de peças nas redes sociais, o público pode acessar um bot que ficará disponível no Facebook Messenger. A campanha é parte do projeto Leia para uma Criança, que completa dez anos e já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos. Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, explica que, nos últimos anos, a iniciativa ganhou foco no digital pensando na democratização do acesso à leitura. Atualmente, 16 livros digitais gratuitos estão disponíveis no site

“É uma plataforma muito robusta, que estimula a transformação da sociedade por meio da educação”, ressalta Urenha. Com a pandemia, a empresa apostou no festival #LeiaemCasa, que reúne a distribuição dos livros digitais, iniciativas de contação de histórias online e o lançamento do bot no Facebook. Para a agência, a parceria com Facebook funciona como uma troca de conhecimentos para chegar a soluções que supram as necessidades de seus clientes.  

A iniciativa também pretende estimular a conexão entre as crianças e seus responsáveis.“O contexto da pandemia foi uma oportunidade de reforçar o valor da leitura em casa. É uma chance única para os pais de criar essa relação”, afirma o criativo.

Essa premissa é reforçada pelo banco. “É importante para o Itaú, como marca, manter esse posicionamento de incentivo à educação dentro do contexto que estamos vivendo, e o bot no Facebook, assim como as demais ações que temos feito, faz parte disso. Mas mais relevante ainda é apoiar as famílias e mostrar que estamos com elas neste momento”, conta Juliana Cury, superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco. 

Proximidade digital 

Desde o início da quarentena, outras marcas escolheram os pequenos como foco de suas ações em campanhas educativas. A Faber-Castell disponibilizou gratuitamente toda a sua plataforma de cursos online, com opções para crianças e adultos.“Ao liberar os cursos de forma totalmente gratuita, a ideia foi oferecer uma opção de conteúdo de qualidade para as crianças se divertirem e estimularem a criatividade de forma online”, afirma Marcelo Tabbachi, presidente da Faber-Castell no Brasil. 

A Bic também disponibilizou uma série de atividades por meio da plataforma ‘O Poder das Cores’, lançada no início deste ano, que estimula o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado lúdico. Com foco nos bebês, a Pampers realiza um série de lives com atividades como contação de histórias, música e shantala.

Para a marca, a ação também foi chave para se aproximar do seu público durante esse período “A proximidade durante as lives com os responsáveis por cada atividade interagindo com a audiência comprovou que o público gosta quando há ações direcionadas a eles, eles sentem que realmente foi algo pensado especialmente para cada um”, explica Julia Asakawa, gerente de marketing de Pampers.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Juntamente com suas mães, Xuxa e Neide Maia, atrizes celebram as relações de afeto, confiança e troca em campanha de Dia das Mães

  • Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como os novos cargos de liderança voltados para IA têm chegado ao mercado, e o que isso significa para o futuro do trabalho?