Assinar

J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Buscar

J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Buscar
Publicidade
Comunicação

J. Walter Thompson cria projeto de diversidade racial

Meta da agência é ter, em 2020, cerca de 20% do quadro de funcionários de áreas estratégicas preenchido por talentos negros


18 de julho de 2017 - 11h56

Cartaz da Semana da Diversidade promovida na agência; meta é ampliar a pluralidade de raças na equipe (Crédito: Reprodução)

“Esse é o projeto mais importante que a J. Walter Thompson já realizou em seus 90 anos de história no Brasil”. É dessa maneira que Ricardo John, chief creative officer da agência no Brasil e América do Sul, refere-se ao 20/20, iniciativa que visa ampliar a diversidade racial na companhia.

A ideia começou a surgir há pouco mais de um ano, quando a observação do próprio ambiente de trabalho incomodou John. “Um dia parei para observar atentamente a criação e enxerguei uma sala monocromática, apenas com pessoas brancas. Naquele momento senti um grande incômodo e pensei que era hora de fazer alguma coisa”, conta. Após compartilhar seu sentimento com os líderes da agência, John começou a articular o projeto, cuja meta é ter, em 2020, no mínimo 20% das funções estratégicas da agência (das áreas de criação, planejamento, atendimento e mídia) preenchidas por negros e afrodescendentes.

“Vivemos um momento em que a questão da diversidade está em alta mas não adianta falarmos sobre isso e não atuarmos, de alguma forma, para que a situação mude. Tivemos muito cuidado em estudar essa ideia e desenvolvê-la internamente, pois envolve uma mudança de cultura por parte de todos os profissionais e conscientização sobre a importância de criarmos um ambiente mais diverso”, explica John.

Para o desenvolvimento do 20/20, a J. Walter Thompson contratou Rosenildo Ferreira, do site Papo Reto, para uma consultoria a respeito da questão racial. Posteriormente, as lideranças da agência fizeram um estudo aprofundado dos programas de equidade racial de algumas empresas, como Bradesco, Carrefour e a Faculdade Zumbi dos Palmares. Em janeiro deste ano, a agência contratou a Empregue Afro, consultoria de Recursos Humanos especializada no desenvolvimento e encaminhamento de talentos negros. É a Empregue Afro que apoiará a seleção e contratação de profissionais para a J.Walter Thompson.

Em maio deste ano, com a ideia de aprofundar a conscientização dos profissionais da agência acerca do projeto, a empresa promoveu a Semana da Diversidade. Especialistas em diversos temas relacionados à equidade racial no ambiente corporativo participaram de debates e conversas na agências, como a mestre em filosofia Djamila Ribeiro e o pesquisador de afro-consumo Fernando Montenegro. (assista o vídeo com o resumo da Semana da Diversidade abaixo)

O próximo passo do 20/20 é selecionar os profissionais que farão parte da equipe da agência e integrá-los à cultura interna. ““Cada departamento tem um mentor que tem a função de difundir a importância da diversidade racial e cultural na indústria e, também, de acompanhar e integrar os futuros contratados na cultura da agência”, explica John.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton

    Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton

    Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista

  • Kimberly-Clark separa criatividade e mídia entre quatro holdings

    Kimberly-Clark separa criatividade e mídia entre quatro holdings

    Após concorrência global, anunciante divide verba publicitária entre WPP, Omnicom, Publicis e IPG