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Comunicação

Kimberly-Clark promove concorrência global para escolher agências

Companhia quer definir, até o fim do ano, novos parceiros de criatividade e mídia; Publicis Groupe, WPP, Omnicom e Interpublic participam do processo


30 de outubro de 2024 - 12h08

Kimberly-Clark

(Crédito: JHVEPhoto/Shutterstock)

Com informações do Ad Age

A Kimberly-Clark Corp. lançou uma concorrência global para seus trabalhos de criatividade e mídia com o objetivo de consolidar a lista de fornecedores de publicidade, de acordo com pessoas próximas à companhia.

Esse é um movimento que pode impactar o trabalho que algumas agências de publicidade fazem para marcas como Kleenex, Scott, Poise, Cottonelle e Andrex.

A concorrência pode ser uma oportunidade de expansão para a Publicis Groupe, que conquistou a verba de mídia da Kimberly-Clark no último ano. Acredita-se o Publicis, além de WPP, Omnicom Group e Interpublic Group estão participando do processo, já que cada uma delas têm atribuições criativas ou de mídia com as marcas da holding globalmente.

Embora a concorrência para as agências criativas seja global, os Estados Unidos estão excluídos da reavaliação dos parceiros de mídia.

A Kimberly-Clark reportou investimentos globais em publicidade de US$ 1,1 bilhão no ano. Desse montante, 50,7% do valor é direcionado para o mercado dos Estados Unidos.

O anunciante de bens de consumo havia investido US$ 545 milhões em 2023, de acordo com o Ad Age Datacenter, com US$ 144 milhões, em média, de investimentos em mídia nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2024 e US$ 285 milhões em 2023, de acordo com a Vivvix, incluindo dados de mídias sociais da Pathmatics.

“Kimberly-Clark está em processo de revisão global de criatividade e mídia (excluindo os Estados Unidos dos negócios de mídia), declarou um porta-voz da Kimberly-Clark, em comunicado. “Isso é parte da implementação de nossa estratégia Powering Care. Estamos fazendo isso para atender melhor nossas marcas e evoluir nossa estrutura organizacional”.

O Powering Care é um programa de reestruturação de US$ 1,5 bilhão, lançado pela Kimberly-Clark neste ano. A empresa espera completar a concorrência no fim deste ano, de acordo com o porta-voz.

Atualmente, a Kimberly-Clark tem, segundo fontes, centenas de agências parcerias em todo o mundo. Por exemplo, a Quality Meats e a Droga5 têm trabalhado recentemente na conta de Huggies; a VaynerMedia tem conduzido alguns projetos recentes para a Scot e, na semana passada, a Mischief lançou uma campanha para a Kotex, que promovia um jeans com bolsos traseiros transparentes para mostrar – em vez de esconder – embalagens de absorventes.

A FCB, do IPG, que conquistou a conta de family care da Kimberly Clark em 2018, trabalhou para diversas marcas globalmente no ano passado, incluindo Kleenex e Cottonelle.

A Droga5, da Accenture, assumiu a atribuição da área de cuidados para bebês, o que inclui o desenvolvimento criativo global de Huggies, em 2019.

Essa concorrência acontece cinco meses depois da nomeação da brasileira Patricia Corsi como a nova chief growth officer da Kimberly-Clark, em substituição a Alison Lewis, que se aposentou da companhia. Patricia, antes, era chief marketing, information technology and digital officer da Bayer Consumer Health.

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