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Comunicação

Linguagem digital e humor no Dia dos Namorados

M&M traz as campanhas publicitárias lançadas nas últimas semanas para a data


11 de junho de 2018 - 7h00

Há diversas formas de abordar o amor. Algumas marcas preferem falar do romantismo e contar a história de como se formaram os casais.

Para o Dia dos Namorados deste ano, no entanto, a comunicação parece mais ancorada no humor e focada nos mais diversos canais e formatos, como o uso de playlist em streaming de músicas, testes online, integração com aplicativos de namoro e outros. Confira algumas delas:

Incentivando a entrega e a diversão, O Boticário promove o perfume Egeo, que ganhou novas embalagens de cores azul e vermelha. No filme, criado pela AlmapBBDO, um casal disputa entre si em um jogo de videogame. Para as redes sociais, a marca criou a hashtag #MenosJogoMaisAmor, para casais compartilharem a história de como se conheceram. Os casais com as melhores história ganharão presentes da marca.

Protagonizada por casais reais, a campanha da Renner para o Dia dos Namorados exalta a individualidade de cada relação e como a união de duas pessoas inteiras forma algo único. No filme, os casais são colocados de frente um para o outro e transmitem sua paixão através de olhares e sorrisos. A campanha, criada pela Paim Comunicação, será veiculada em TV aberta, por assinatura, e nas redes sociais.

(Crédito: Divulgação)

Além de descontos em títulos para a data, a Saraiva realiza a ação denominada “Amor às Cegas” que coloca a venda 16 livros ocultando sua capa e título. As obras são embaladas com uma descrição inusitada da sinopse para o cliente escolher entre os diversos gêneros literário sem julgar à primeira vista e apaixonar-se pelo conteúdo. A ação acontece no e-commerce da Saraiva e em lojas físicas de São Paulo.

Criada pela J. Walter Thompson Brasil, a campanha “Colecionar Histórias de Casal faz parte da família”, da Pernambucanas, ocorre 100% em ambiente digital com histórias românticas que vão circular nas redes sociais da marca e em uma lista para o BuzzFeed. Além disso, a Pernambucanas faz uma ação com o Spotify para criar playlists adequadas às preferências musicais do casal.

Para associar a moda urbana ao Dia dos Namorados, a Kanui decidiu contar a história de cinco casais que tiveram a cidade também como protagonista de seu romance. Além dos filmes, o e-commerce selecionou peças de roupas e calçados em combos promocionais especiais para a data.

De 4 a 8 de junho, os influenciadores digitais Lucas Nogueira, Dani Rodriguez, Aline Pereira, Thamy Filório e Tamires Ferreira vão visitar as lojas do Complexo Tatuapé para indicar para os seguidores do perfil @complexotatuape, no Instagram, e visitantes dos shoppings os presentes mais legais para diferentes tipos de casais para o Dia dos Namorados.

Ressaltando o cooperativismo da instituição na comunicação, para o Dia dos Namorados, o Sicredi criou uma campanha em que um casal de idosos ajuda na união de dois jovens do mesmo condomínio. A comunicação segue o conceito “Juntos para transformar” e conta com quatro vídeos ao longo do ano e peças impressas, material para PDV, spots de rádios, peças para as redes sociais e digital, além de ações internas.

Para o Dia dos Namorados deste ano, a Samsung dá descontos em diversos produtos e a chance de casais comparem um Galaxy S9 ou Galaxy S9+ com desconto de 50% na compra do Galaxy A8 ou A8+. O filme destaca as características do S9, como imagem de alta qualidade e em slow-motion. O filme será exibido em TV por assinatura, mas a comunicação, desenvolvida pela Mutato, também tem peças para os meios digitais e PDV.

https://www.youtube.com/watch?v=-a6KrkKhrHQ&feature=youtu.be

Segundo a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Dia dos Namorados “É Dia de Museu com o Crush”. A ação é uma adaptação do “É Dia de Museu” e tem programações especiais em diversos espaços da capital e sugestões de presentes das lojas dos estabelecimento no site oficial, além de um teste para ver qual é o museu mais adequado para ir. O aplicativo 99 também participa da ação promovendo descontos para quem solicitar duas corridas usando o cupom 99DIADEMUSEU.

Quem procurar pelo amor no Tinder vai perceber alguns perfis diferentes na plataforma. Isso acontece porque, em parceria com o Telecine, o aplicativo colocará personagens de filmes românticos como usuários. O canal também separou uma playlist com 140 filmes para os casais que vão aproveitar a data no sofá.

Marcio Garcia protagoniza a campanha da Camisaria Colombo criada pela Gotcha. A comunicação inclui filme para TV aberta, ações em PDV e nas redes sociais. No filme, o ator e apresentação troca diversas vezes de roupa e anuncia os descontos da marca.

Com veiculação em portais da internet, em peças da Eletromídia e Elemídia e nas redes sociais, proposta da Dafiti para o Dia dos Namorados é outra. A marca incentiva os consumidores a se namorarem e aproveitarem a data para comprarem um presente para si. A campanha foi criada pela Ana Couto e produzida pela Black Filmes.

Criada pela SPR, a campanha da Farmácias Associadas leva o conceito “Dia dos Namorados: mostre seu amor em cada gesto” para peças no digital e em PDV que retratam gestos de amor no cotidiano. A campanha foca no Facebook e Instagram do cliente.

https://www.facebook.com/farmaciasassociadas/videos/2002109409831336/

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