Assinar

Marcelo Salgado e Luca Cavalcanti apresentam nAÇÃOenredo

Buscar

Marcelo Salgado e Luca Cavalcanti apresentam nAÇÃOenredo

Buscar
Publicidade
Comunicação

Marcelo Salgado e Luca Cavalcanti apresentam nAÇÃOenredo

Empresa fundada por ex-executivos do Bradesco tem como propósito atuar como agência 360º com as lentes do impacto socioambiental


9 de dezembro de 2024 - 8h33

Thallini Milena (diretora de arte), Mariana Ramos (comunicação e conteúdo) e Danielle Pinheiro (planejamento e estratégia) entre os fundadores Marcelo Salgado e Luca Cavalcanti (crédito: Arthur Nobre)

Thallini Milena (diretora de arte), Mariana Ramos (comunicação e conteúdo) e Danielle Pinheiro (planejamento e estratégia) entre os fundadores Marcelo Salgado e Luca Cavalcanti (crédito: Arthur Nobre)

A partir da experiência de décadas nas áreas de marketing, digital e inovação, Luca Cavalcanti, que acumula passagem de mais de 20 anos no Bradesco, e Marcelo Salgado, ex-senior marketing manager do mesmo banco, apresentam ao mercado a nAÇÃOenredo.

A empresa tem o propósito de ser uma agência 360º com as lentes do impacto socioambiental. A ideia é desenvolver, planejar e executar o investimento social de empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo é promover a redução da pobreza através da inclusão produtiva, da inclusão digital e da inspiração pelo storytelling.

Segundo Luca, a nAÇÃOenredo pretende identificar todo o impacto que os clientes já têm, mas não conseguem comunicar ou capturar valor, e mostrar para seus diversos públicos. “Esse movimento talvez seja o nosso maior objetivo: ajudar a realizar campanhas que vão além da comunicação, que criem conexões significativas entre marcas e pessoas, e que façam sentido para suas vidas e momentos”, afirma o cofundador.

“Nossa missão é comunicar qualquer negócio, mas a partir da perspectiva de cuidado, sensibilidade e segurança de construção de marca num contexto de complexidade, embate de diferenças e ambientes tensos para os anunciantes”, complementa o CEO e cofundador Marcelo.

A agência conta, ainda, com Danielle Pinheiro, também ex-Bradesco, como líder de planejamento e estratégia; Mariana Ramos, ex-Publicis Groupe, WPP e Arco Educação, como líder de comunicação e conteúdo; e com a diretora de arte Thallini Milena. Para cada projeto, a empresa também seleciona colaboradores locais, como filmakers e produtores.

Em sua fase de estruturação, do final de 2023 para cá, a nAÇÃOenredo já realizou trabalhos para o Instituto Conservação Costeira (ICC), Amazon Conservation Team (ACT), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Sebrae e IBM.

Trajetória profissional

Luca Cavaltanti tem mais de 40 anos de experiência profissional nas áreas de finanças, marketing e inovação. Grande parte da sua trajetória foi no Bradesco, onde permaneceu mais de 20 anos. Anteriormente, foi diretor de produtos, serviços e marketing do BBVA.

No Bradesco atuou em cargos como diretor de marketing e diretor executivo de pesquisa e inovação, canais digitais e Next, e foi diretor executivo na Fundação Bradesco. Participou do desenvolvimento e do lançamento do mobile banking no Bradesco; da Inteligência Artificial do Bradesco, a BIA; do banco digital Next e do ecossistema de inovação aberta inovaBra Habitat.

Também desenvolveu produtos e projetos com SOS Mata Atlântica, Instituto Ayrton Senna (IAS), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e com o Bolsa Floresta, do Fundo Amazônia.

Já Marcelo Salgado atuou por mais de 12 anos no Bradesco, respondendo por funções como social media manager, senior manager social media, digital & UX e senior manager marketing & social. No banco, participou de trabalhos como a saga do vaga-lume de Natal, a campanha BIA Contra o Assédio e as coberturas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Início da nAÇÃOenredo

Ao sair do Bradesco, em 2022, Luca decidiu juntar sua experiência e reunir um time para atuar na área de transformação socioambiental. Marcelo deixou o banco no mesmo período, e foi convidado para pensar junto o negócio.

O projeto começou com o nAÇÃOativa, focado no treinamento de pessoas em favelas e comunidades – com certificação e formatura com a presença da família. Até o final de 2023, a nAÇÃOenredo funcionou como departamento de marketing da nAÇÃOativa, fazendo os primeiros testes de conteúdo com produtos de impacto.

Ao lado da Gerando Falcões, por exemplo, fez a cobertura da turma de formação de empreendedores no Morro da Providência, na Comunidade da Pedra Lisa, no Rio de Janeiro. No final de 2023 abriu para clientes de fora

“Viemos testando e amadurecendo. Chegou a hora de dizer ao mercado, pequenas, médias e grandes empresas, institutos, ONGs e até para agências de publicidade. Não queremos tomar o lugar de ninguém. Queremos fazer acontecer através de impacto, discurso autêntico e pessoas muito especialistas”, resume Luca.

Projetos implementados

Dos projetos realizados nesse período está o storytelling de uma ação de captação de recursos, na França, para o projeto Floresta em Pé, da FAS. Para o Sebrae, desenvolveu conteúdo para formação em turismo gastronômico.

Já para o ICC, fez captação de filme institucional e conteúdo, em São Sebastião, no litoral paulista, e para a ACT criou a ambientação e a arte de uma sede em território indígena na região amazônica. Por fim, com a IBM, faz um trabalho de formação e letramento para jovens em vulnerabilidade que atraiu seis mil participantes.

Segundo Marcelo, a nAÇÃOenredo, por sua expertise, desenvolve metodologias de planejamento e conteúdo que passam por todos os contextos sociais, e pensa primeiro como a pessoa que está recendo a mensagem está se sentido para depois pensar na comunicação da marca.

“Essa capacidade de desenvolver esse tipo de comunicação, na tese do grupo, ajuda a inspirar que outras empresas e negócios se comuniquem de maneira não-violenta e invistam em impacto, e a fazer lógica de regeneração funcionar dentro do mercado”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Idec quer processar Burger King por campanha do Pix

    Idec quer processar Burger King por campanha do Pix

    Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados