Assinar

Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Buscar

Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Buscar
Publicidade
Comunicação

Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Seleções disputam a semifinal da Copa América de futebol; lista relembra campanhas que utilizaram a temática em sua comunicação


2 de julho de 2019 - 12h08

Ronaldo “torcendo” pela Argentina em campanha para Snickers (Crédito: reprodução)

Nesta terça-feira, 2, a partir das 21h30, a bola rola pela Copa América na partida entre Brasil e Argentina, uma das maiores rivalidades do futebol mundial. E se pelas ruas e arquibancadas o tom é de provocação e brincadeiras com o país rival, o buzz gerado pelo clássico também faz com que diversos anunciantes abracem esse clima de “guerra esportiva” para entrar na conversa de forma inusitada e criativa. Abaixo alguns dos exemplos mais recentes (e curiosos).

Em 2017, para promover os jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a SporTV apostou na provocação. O comercial, criado pela JWT Brasil, mostrava argentinos aprendendo o hino do Brasil. O motivo? Uma vitória da seleção verde-amarela sobre o Chile deixaria o time portenho mais próximo da vaga para o mundial.

https://www.youtube.com/watch?v=7OdxpL4tBKc

Para tentar “espantar” o clima de 7 x 1 da Copa do Mundo de 2014, quatro anos depois, a Magazine Luiza usou o humor como mote. A campanha, criada pela Ogilvy, decidiu encaminhar as TVs “zicadas” do mundial anterior para um lugar bem propício no contexto da rivalidade: a Argentina.

Também em 2018, a Snickers conseguiu introduzir o seu clássico posicionamento “Você não é você quando está com fome” na rivalidade. No primeiro passo da campanha, criada pela AlmapBBDO e a Integer/Outpromo, Ronaldo Fenômeno se deixou flagrar torcendo pela Argentina, em um amistoso contra a Espanha em Madri. O comercial abaixo, revelou o resto:

Considerado por muitos o maior jogador argentino de todos os tempos, Maradona sempre foi um alvo para marcas que apostaram na rivalidade. Em um dos comerciais mais marcantes, criado pela AlmapBBDO para Guaraná Antarctica, o ex-atleta aparece com a camisa da Seleção Brasileira, cantando o hino ao lado de Ronaldo e Kaká.

https://www.youtube.com/watch?v=VoHhzpYEOtU

Para não ficar apenas nos exemplos brasileiros, vale lembrar que as campanhas do lado de lá do mapa também não desperdiçam a oportunidade de entrar no clima da provocação. Uma das marcas que trafega com maior desenvoltura na temática é a tradicional cerveja argentina Quilmes. No comercial abaixo, o anunciante relembra o fatídico 7 x 1.

https://www.youtube.com/watch?v=48sOajAnYzY

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?

    Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?

    Diretoria da entidade sem fins lucrativos dará continuidade ao trabalho de formação e focará em novas parcerias para tornar disciplina mais acessível

  • Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

    Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

    Criada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos