Marcello Serpa e José Madeira deixam Almap
Após 22 anos liderando a agência, sócios promovem sucessão e encerram uma era
Após 22 anos liderando a agência, sócios promovem sucessão e encerram uma era
Meio & Mensagem
27 de agosto de 2015 - 11h16
Após vinte e dois anos, Marcello Serpa e Luiz Madeira, sócios e co-chairmen da AlmapBBDO, deixam a agência. Quem assume o comando são os três sócios Luiz Sanches (CCO), Cintia Gonçalves (CSO) e Rodrigo Andrade (COO), que haviam sido alçados à liderança da agência quando se iniciou o processo de sucessão, em 2013.
Serpa e Madeira ingressaram na AlmapBBDO em 1993, como sócios. De lá pra cá, a Almap foi nomeada Agência do Ano no Festival de Cannes por três vezes – é a agência brasileira mais premiada na história do festival; também por três anos liderou o ranking do The Gunn Report como a mais premiada do mundo, venceu como Agência do Ano no Clio duas vezes consecutivas, e foi a melhor do Wave Festival por oito anos consecutivos.
Ganhador de três prêmios Caboré, Marcello Serpa também recebeu o Clio Lifetime Achievement Award – foi o primeiro não anglo-saxão a conquistar este prêmio – e José Luiz Madeira foi homenageado pelo Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing.
Na época em que assumiram a Almap, a agência passava por uma séria crise de mercado e de liderança. O processo de sucessão arquitetado por Alex Periscinoto, que deixou a empresa em 1997, enfrentou o imprevisto inicial da saída de Alexandre Gama, mas se consolidou nos anos seguintes como o mais bem sucedido caso de sucessão em agências já realizado no Brasil.
Trabalho e diversão
Nestes 20 anos, a AlmapBBDO conquistou reputação internacional de qualidade criativa e consistência na construção de marcas, como no reposicionamento de Havaianas. Pepsi, Volkswagen, O Boticário, Visa e Bradesco Seguros são apenas algumas outras das marcas atendidas e construídas pela AlmapBBDO nessas duas décadas.
“Quando José Luiz e eu nos associamos à AlmapBBDO, em 1993, queríamos duas coisas: criar o melhor trabalho do mercado e continuar nos divertindo enquanto fazíamos isso. O fato de nossa agência ter alcançado o nível de sucesso que ela tem indica que chegamos lá. Ao mesmo tempo conseguimos atrair o melhor grupo de pessoas com que uma agência poderia sonhar. Agora temos certeza de que a equipe vai continuar com o mesmo padrão de criatividade", afirmou Serpa, em comunicado.
“Ao longo dos anos, aprendemos que realmente vale a pena pensar antes de fazer. Você pode verificar isso na qualidade do nosso trabalho. Nós também aprendemos que o timing pode ser a chave para o sucesso e isso inclui saber quando é o momento certo para passar o bastão", acrescenta Madeira.
Sucessão
Em 2013, a AlmapBBDO anunciou uma nova organização de sua estrutura societária. O diretor geral de criação, Luiz Sanches, a diretora geral de planejamento, Cintia Gonçalves, o diretor de serviços a clientes e gestão, Gustavo Burnier, e o diretor financeiro e de negócios, Rodrigo Andrade, assumiram participação societária no negócio. Burnier deixou a agência no ano seguinte.
Na ocasião, Serpa e Madeira queriam expandir a operação agrupando mais negócios sob o guarda chuva da Almap. Eles iriam analisar oportunidades para aquisições, associações à start-ups, entre outros – o primeiro fruto da expansão foi a Gael, em parceria com Gaetano Lops.
“É verdade que nos últimos anos perdemos muitas oportunidades nas várias áreas da comunicação, desde associações às aquisições que deixamos de fazer, pelo simples motivo que não havíamos definido uma estratégia, mas no mundo atual isso não é mais permitido”, avaliou na época Madeira. Segundo ele, a decisão partiu dele e de Serpa e foi compartilhada com a rede BBDO.
Novos líderes
Luiz Sanches está na AlmapBBDO há 20 anos e há cinco exerce o posto de diretor-geral de criação (CCO). Já a diretora geral de planejamento (CSO) Cintia Gonçalves está há 16 anos na agência. O diretor de operações e negócios (COO) Rodrigo Andrade, que atua há mais de 20 anos no mercado publicitário e já foi sócio da F/Nazca S&S, onde permaneceu por 16 anos, chegou em 2011.
Por meio de uma nota, os três se posicionaram sobre o futuro da empresa: "A escolha desses nomes como líderes indica o caminho que a agência vai seguir daqui para a frente: os valores e o DNA da Almap serão mantidos. Afinal, é isso que faz ela ser o que é. É isso que destaca a agência no mercado. A Almap segue sendo uma agência com forte liderança local que conta com um suporte global de primeira linha. Nós acreditamos em grandes ideias e em valorizar os talentos que criam essas ideias. Temos uma série de novidades que vamos comunicar em breve", diz o texto, assinado por Sanches, Cintia e Andrade.
"Nós sempre soubemos que esse dia chegaria", afirmou Andrew Robertson, presidente e CEO da BBDO Worldwide, sobre a saída de Serpa e Madeira. "Felizmente, nós acreditamos no planejamento de sucessão e fomos capazes de nos preparar para este momento durante os últimos anos. Dito isto, não há nenhuma maneira de substituir o impacto e as contribuições que Marcello e José Luiz tiveram no mercado publicitário brasileiro e, em particular, na BBDO. A criatividade e liderança de ambos têm sido lendárias e deixarão uma marca nas próximas gerações de publicitários ao redor do mundo”, avaliou, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo
Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional
AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp
Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu