MEC faz trocadilho com Mac em campanha
Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado
Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado
Sergio Damasceno Silva
31 de maio de 2019 - 13h19
O Ministério da Educação tentou fazer uma brincadeira e postou no perfil oficial no Twitter uma foto em que mostra a composição do Big Mac, do McDonald´s, numa relação com a familiar propaganda do sanduíche. O objetivo era chamar a atenção para a Hora do Enem, programa da TV Escola voltado para estudantes que farão o exame.
O gancho para a postagem, feita no dia 28, segundo o MEC, foi o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado na data. O tweet do ministério conclamava o estudante a se preparar para o Enem e estampava a ilustração abaixo:
O post foi imediatamente criticado pelos usuários que interpretaram a brincadeira como um merchandising para o McDonald´s. A única resposta do MEC é que o post tinha um teor informativo e fazia link com o público jovem, ou seja, as pessoas que prestarão o Enem.
O uso de redes por entidades governamentais não é recente, mas, em geral, têm relação com suas funções. O Detran se notabilizou com o uso de redes sociais para “puxar a orelha” de celebridades que cometem infrações como dirigir e falar ao celular, não usar o cinto, mostrar o velocímetro acima do limite permitido e outras situações que colocam motoristas e pedestres em risco.
Já em 2014, a fanpage da prefeitura de Curitiba, por exemplo, era conhecida por tratar de diversos temas de forma criativa. Com isso, obtinha repercussão e interação das pessoas. Depois, com as mudanças políticas da cidade, a despeito da aceitação pelo público, a página mudou sua orientação e deixou o humor de lado.
Compartilhe
Veja também
Agency Scope: as campanhas preferidas dos executivos de marketing
"Feito de Futuro", do Itaú, e "Gerações", da Volkswagen, são os cases recentes mais admirados pelos profissionais de anunciantes ouvidos pela consultoria Scopen
Africa Creative e AlmapBBDO são as melhores agências, segundo Agency Scope
Empresas lideram a décima edição do ranking, elaborado com base na opinião de 409 executivos de marketing