Montadora chinesa GWM abre concorrência por conta no Brasil
Verba concentrada na Asia, desde a chegada da marca de carros ao País, pode ser dividida, após processo que inclui Artplan, Galeria, Mediabrands e Suno
Montadora chinesa GWM abre concorrência por conta no Brasil
BuscarMontadora chinesa GWM abre concorrência por conta no Brasil
BuscarVerba concentrada na Asia, desde a chegada da marca de carros ao País, pode ser dividida, após processo que inclui Artplan, Galeria, Mediabrands e Suno
Alexandre Zaghi Lemos
31 de outubro de 2024 - 14h09
Atualizada às 20h
A Great Wall Motor (GWM), maior fabricante privada de automóveis da China, abriu concorrência por sua verba de publicidade no Brasil.
O anunciante é o cliente inaugural da agência Asia, lançada em outubro de 2022, em uma sociedade entre o CEO Sérgio Brandão, o CCO Vico Benevides, o grupo Omnicom e os copresidentes da Africa, Marcio Santoro e Sergio Gordilho.
Além da Asia, a GWM chamou para a concorrência as agências Artplan, Galeria, Mediabrands e Suno United Creators. Segundo fontes ouvidas por Meio & Mensagem, o anunciante pode dividir suas marcas em mais de uma parceira ou manter a verba de publicidade concentrada em uma só agência. A expectativa é a de que o resultado da concorrência saia já no mês de novembro.
Segundo a mais recente edição do ranking Agências & Anunciantes, a GWM investiu R$ 52 milhões em compra de mídia, no Brasil, no ano passado.
Em 2022, quando chegou ao Brasil, a GWM promoveu concorrência por sua conta publicitária, disputada por Artplan, MullenLowe, Talent e Z515, e vencida pela Asia, que, com a conquista, se viabilizou como spin-off da Africa. A separação ocorreu pelo fato da Africa atender parte da conta da Mercedes-Benz.
O case “Hello, Brasil. O amanhã chegou”, criado pela Asia para o Haval H6, da GWM, é um dos vencedores do Effie Awards Brasil 2024.
Neste ano, a GWM trocou sua liderança de marketing, com as saídas do chief comercial officer, Oswaldo Ramos, e do head de marketing, Luis Guidorzi. Em julho, a empresa anunciou a chegada do chief operating officer, Diego Fernandes.
Atualmente, os dois modelos comercializados no Brasil pela montadora chinesa são o SUV Haval e o elétrico Ora.
Compartilhe
Veja também
Natura extrai das árvores sua primeira marca sonora
Em parceria com a Soundthinkers, empresa extraiu pulsações da vegetação da Amazônia para compor a assinatura de sua comunicação
Childhood Brasil provoca reflexão com campanha ilustrativa
"Olhe Mais de Perto" convida população a se atentar aos sinais de violência sexual contra crianças e adolescentes