Cresce otimismo dos profissionais para os negócios em 2025
Em contrapartida, previsão de aumento nos orçamentos é cautelosa, aponta pesquisa da Warc com mil profissionais em todo o mundo
Cresce otimismo dos profissionais para os negócios em 2025
BuscarCresce otimismo dos profissionais para os negócios em 2025
BuscarEm contrapartida, previsão de aumento nos orçamentos é cautelosa, aponta pesquisa da Warc com mil profissionais em todo o mundo
Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2024 - 6h01
O nível de otimismo dos profissionais com relação aos negócios é o maior desde 2021. Na pesquisa The Voice of the Marketer 2025, desenvolvido pela Warc, dois em cada três profissionais de marketing acreditam que o cenário será melhor no próximo ano. Ao todo, mil profissionais de marketing foram entrevistados em todo o mundo.
Negócios em 2025: otimismo avança, mas orçamentos serão cautelosos (Crédito: Primseafood-Shutterstock)
A previsão para os orçamentos, no entanto, é mais cautelosa. Apenas 34% dos profissionais esperam um aumento. Uma queda de sete pontos percentuais. 44% acreditam que os orçamentos serão mantidos, enquanto 22% projetam uma redução.
Nesse sentido, os profissionais de agência estão mais cautelosos. Apenas 28% esperam aumento nos orçamentes. Nas marcas, o número salta para 46%. Os fatores macroeconômicos e geopolíticos também são motivo de preocupação. 72% acreditam que as condições econômicas impactarão significativamente as estratégias no próximo ano.
As 20 tendências do Pinterest para 2025
O estudo também apontou um equilíbrio entre investimentos de curto e longo prazo. Um terço dos entrevistados espera aumento nos aportes em construção de marca, enquanto outros 38% preveem aumento em performance no mesmo período.
O impacto da pauta ESG e de diversidade e inclusão dá sinais de ter perdido força. Na pesquisa, 28% disseram esperar que o meio ambiente impacte suas estratégias e 20% desejam o mesmo em diversidade, inclusão e justiça social. Em 2023, os índices marcavam 38% e 30%, respectivamente.
Com relação às preocupações para o próximo ano, quase metade dos profissionais (44%) apontou a fragmentação de mídia e audiência. Um aumento de nove pontos percentuais. Pelo segundo ano consecutivo, os profissionais projetam que os investimentos em vídeo online e redes sociais aumentem.
Segundo outro estudo da Warc, o Global Ad Spend Outlook, a publicidade online representa 58,7% dos investimentos totais em publicidade. Além disso, 34% dos profissionais não investem atualmente em TV e cinema. Em paralelo, apenas 5% dizem não aplicar recursos em vídeo online e redes sociais.
Quando o assunto é mensuração, 57% consideram as métricas de marca como a medida mais impactante para avaliar a eficácia do marketing, seguidas pelo Retorno sobre Investimento (ROI), com 54%.
Compartilhe
Veja também
Luana Piovani divulga a última temporada de Você, da Netflix
Atriz conhecida por seus fortes discursos em defesa dos direitos das mulheres questiona postura do personagem principal da série
Omnicom Media Group investe em hub de criatividade
Studio Labs oferecerá aos clientes do grupo trabalhos de produção audiovisual, design e arte final