Cresce otimismo dos profissionais para os negócios em 2025
Em contrapartida, previsão de aumento nos orçamentos é cautelosa, aponta pesquisa da Warc com mil profissionais em todo o mundo
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Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2024 - 6h01
O nível de otimismo dos profissionais com relação aos negócios é o maior desde 2021. Na pesquisa The Voice of the Marketer 2025, desenvolvido pela Warc, dois em cada três profissionais de marketing acreditam que o cenário será melhor no próximo ano. Ao todo, mil profissionais de marketing foram entrevistados em todo o mundo.
A previsão para os orçamentos, no entanto, é mais cautelosa. Apenas 34% dos profissionais esperam um aumento. Uma queda de sete pontos percentuais. 44% acreditam que os orçamentos serão mantidos, enquanto 22% projetam uma redução.
Nesse sentido, os profissionais de agência estão mais cautelosos. Apenas 28% esperam aumento nos orçamentes. Nas marcas, o número salta para 46%. Os fatores macroeconômicos e geopolíticos também são motivo de preocupação. 72% acreditam que as condições econômicas impactarão significativamente as estratégias no próximo ano.
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O estudo também apontou um equilíbrio entre investimentos de curto e longo prazo. Um terço dos entrevistados espera aumento nos aportes em construção de marca, enquanto outros 38% preveem aumento em performance no mesmo período.
O impacto da pauta ESG e de diversidade e inclusão dá sinais de ter perdido força. Na pesquisa, 28% disseram esperar que o meio ambiente impacte suas estratégias e 20% desejam o mesmo em diversidade, inclusão e justiça social. Em 2023, os índices marcavam 38% e 30%, respectivamente.
Com relação às preocupações para o próximo ano, quase metade dos profissionais (44%) apontou a fragmentação de mídia e audiência. Um aumento de nove pontos percentuais. Pelo segundo ano consecutivo, os profissionais projetam que os investimentos em vídeo online e redes sociais aumentem.
Segundo outro estudo da Warc, o Global Ad Spend Outlook, a publicidade online representa 58,7% dos investimentos totais em publicidade. Além disso, 34% dos profissionais não investem atualmente em TV e cinema. Em paralelo, apenas 5% dizem não aplicar recursos em vídeo online e redes sociais.
Quando o assunto é mensuração, 57% consideram as métricas de marca como a medida mais impactante para avaliar a eficácia do marketing, seguidas pelo Retorno sobre Investimento (ROI), com 54%.
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