Assinar

Nike e Puma chamam a atenção sobre minorias nos esportes

Buscar

Nike e Puma chamam a atenção sobre minorias nos esportes

Buscar
Publicidade
Comunicação

Nike e Puma chamam a atenção sobre minorias nos esportes

Marcas propõem iniciativas e debates para inclusão da LGBTQIA+ e do futebol feminino nas principais pautas


13 de maio de 2022 - 16h53

Real Centro FC (grupo que reúne homens gays) é um dos coletivos apoiados pela Nike (Crédito: Gustavo Dantas)

Como forma de reforçar o compromisso da marca em apoiar ações de diversidade e inclusão, a Nike propõe uma série de iniciativas que buscam aumentar o acesso do publico da comunidade LGBTQIA+ aos esportes. O movimento, feito em parceria com a Nix Diversidade, resultou na pesquisa Diversidade & Inclusão no Esporte – estudo sobre as conquistas e os desafios da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.

No relatório, as empresas identificaram que 42,8% da comunidade LGBTQIA+ no Brasil não tem acesso ao esporte – por diferentes motivos, relacionados a falta de tempo (26,3%), ou relatos de homofobia, transfobia ou outras discriminações, assim como bullying ou assédio (18,3%). Além disso, 63,5% dos respondentes relataram que já foram discriminados ou presenciaram algum ato de discriminação de algum membro da comunidade.

A Nike apoia coletivos que promovem o auxílio ao público dessa comunidade, como a Casa Florescer (centro de acolhida para travestis e mulheres transexuais) e os coletivos esportivos Real Centro FC (grupo que reúne homens gays), Meninos Bons de Bola (grupo que reúne homens trans) e Angels Volley (grupo que reúne mulheres trans e homens gays).

Joga na Subida

Já a Puma destaca a importância do investimento e atenção ao futebol feminino. A marca de produtos esportivos, patrocinadora do Palmeiras feminino e de grande parte das atletas do clube, se uniu a BETC Havas para o desenvolvimento de uma ação que busca conscientizar sobre as diferenças entre os investimentos financeiros entre a modalidade masculina e feminina.

A marca construiu uma quadra em uma ladeira e convidou equipes de futebol amador masculino para jogar no local. A ideia da marca é propor uma reflexão ao fazer as referência com as dificuldades de jogar em um campo inclinado.

Toda a iniciativa foi filmada e transformada em um vídeo para a Puma, que termina com a provocação: ‘e aí? bora nivelar essa diferença?’. A marca trará influenciadores e ex-jogadores de futebol para reforçar a iniciativa, como a jogadora do Corinthians e da seleção brasileira, Tamires Dias.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?

    Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?

    Diretoria da entidade sem fins lucrativos dará continuidade ao trabalho de formação e focará em novas parcerias para tornar disciplina mais acessível

  • Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

    Genera cria galeria de arte personalizada pelo DNA

    Criada pela VML, “Self Gallery” permite que pessoas criem uma exposição personalizada a partir dos dados de seus testes genéticos