Nizan Guanaes reforça atuação da DM9DDB
Fundador do Grupo ABC terá maior presença no dia a dia da agência, que continuará sendo presidida por Paulo Cesar Queiroz
Fundador do Grupo ABC terá maior presença no dia a dia da agência, que continuará sendo presidida por Paulo Cesar Queiroz
Alexandre Zaghi Lemos
1 de fevereiro de 2017 - 16h32
O ABC irá anunciar nesta quinta-feira, dia 2, que o seu fundador e principal líder, Nizan Guanaes, terá a partir de agora um novo foco. Ele irá reforçar a atuação da DM9DDB, passando a influir mais nas decisões do dia a dia da agência. Embora Nizan sempre participe da definição de rumos de todas as agências do ABC, ele ficou os últimos anos mais dedicado à Africa. A mudança não altera o organograma diretivo da DM9DDB, que continua tendo Paulo Cesar Queiroz como CEO.
Embora internamente na holding circulem dados de bom desempenho financeiro da DM9DDB, a decisão do ABC é o ponto de partida para o reposicionamento da agência, que nos últimos anos perdeu contas e lideranças importantes, como a vice-presidente de planejamento, Laura Chiavone (recentemente substituída por Andrea de Sá), e o vice-presidente de integração e inovação, Igor Puga (que passou a liderar o marketing do Santander e foi substituído por Vicente Varella).
De acordo com o ranking da Kantar Ibope Media, que mede a compra de mídia sem considerar os descontos normalmente praticados pelos veículos, a DM9DDB é a agência de pior desempenho em 2016 entre as 30 maiores do País. Com queda de cerca de 50%, considerados os valores até novembro, saiu da 10ª posição no fechamento de 2015 para a 24ª no consolidado dos onze primeiros meses de 2016 – a adição dos números de dezembro pode mudar esse quadro.
No ano passado, chegou a ser muito comentada uma possível fusão entre a DM9 e a LDC. Mas, em dezembro, o ABC acabou decidindo transferir Alcir Gomes Leite do comando da DM9 para o posto de CEO da LDC, concomitante à saída do então presidente Guga Ketzer e do vice-presidente de mídia Daniel Chalfon, que também é presidente do Grupo de Mídia de São Paulo. “Isso é algo absurdo, que não faz nenhum sentido. Por que razão o grupo ABC deixaria de ter duas forças para ter uma só? A LDC é muito forte, tem uma grande tradição criativa e, a partir de agora, nosso movimento será de estruturar uma operação digital do jeito que o mercado e os clientes precisam”, frisou Alcir em entrevista ao Meio & Mensagem.
Desde janeiro de 2013, Alcir dividia a presidência da DM9 com Paulo César Queiroz, que segue como único CEO, agora com atuação reforçada pela presença de Nizan Guanaes. Um dos principais projetos do ABC para 2017 é o início da mudança de todas as suas empresas para um único prédio, na região da Av. Eng. Luís Carlos Berrini, em São Paulo – mais um dos efeitos da venda, em 2015, do grupo para a holding norte-americana Omnicom.
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros