O Boticário debate esgotamento materno
Campanha de Dia das Mães da marca promove reflexão e conscientização sobre jornada desafiadora da maternidade
Campanha de Dia das Mães da marca promove reflexão e conscientização sobre jornada desafiadora da maternidade
Meio & Mensagem
19 de abril de 2023 - 13h00
O Boticário lança, nesta quarta-feira, 19, sua campanha de Dia das Mães, que aborda a temática do esgotamento materno. Debates sobre esse assunto começaram a ser explorados pela marca em 2022, quando veicularam outra campanha que trazia reflexão sobre a culpabilização materna.
De acordo com a pesquisa “Mommys e Saúde Mental”, 49,1% das mães entrevistadas dizem se sentir em um limbo emocional. Quando questionadas sobre saúde mental, 62,7% afirmam que têm sensação de vazio, sendo os sentimentos de sobrecarga e cansaço os mais mencionados. Foram nestes dados que a campanha da marca se baseou para trazer à tona a reflexão sobre a jornada desafiadora da maternidade.
O objetivo da campanha é ajudar a transformar a rotina das mães e conscientizar sobre a importância do papel da rede de apoio, além de chamar atenção dos consumidores para o tema e promover identificação entre mães que partilham do mesmo sentimento. A proposta também é coletivizar a jornada da maternidade e convidar o público a ter um olhar mais empático sobre a situação.
O filme da campanha, “Ilha”, foi criado pela AlmapBBDO e retrata a experiência de uma mulher que se vê sozinha com o seu filho bebê, em uma ilha deserta. A mãe então começa a falar dos momentos felizes, mas também das pressões, expectativas e medos que chegam junto com a maternidade. Ao ver a situação em que se encontra, ela escreve a palavra SOS na areia. A narrativa se intensifica à medida que as conclusões sobre o maternar se concretizam.
A reviravolta da história se dá quando essa mãe ganha apoio de amigos, familiares e conhecidos, que se unem para ajudar em sua rotina, tornando-a menos desafiadora e reforçando a provocação de que a maternidade precisa ser encarada como um processo coletivo.
Além do filme, a marca, em parceria com a The School of Life, se propôs a oferecer conteúdo informativo destinado às mães e às redes de apoio. Estes serão compartilhados em diferentes formatos, com objetivo de torná-los acessíveis aos mais diferentes públicos.
O Boticário disponibilizará três lives interativas conduzidas por uma psicóloga, dez vídeos explicativos sobre temas que envolvem a maternidade e dois textos em formato de guia informativo destinado à rede de apoio, disponibilizados no link https://www.boticario.com.br/seja-rede-de-apoio/. Assista ao vídeo:
Compartilhe
Veja também
Mercado Pago escolhe Maisa para se aproximar do público mais jovem
Atriz é a nova protagonista da ação do banco digital para o período da Black Friday
Campanha destaca os passos da regulamentação das apostas online
Criada pelo Instituto Brasileiro de Jogo Responsável, peça publicitária destaca como a autorização governamental pode criar um segmento mais seguro aos apostadores e às empresas do segmento