Assinar

O marketing de experiência no cotidiano das agências

Buscar

O marketing de experiência no cotidiano das agências

Buscar
Publicidade
Comunicação

O marketing de experiência no cotidiano das agências

Agências investem em entregas cada vez mais focadas em experiência com o intuito de gerar conexões entre marcas e consumidores


26 de julho de 2023 - 6h00

Competência que tem crescido dentro das agências, marketing de experiência é toda comunicação que permite gerar conexão emocional forte com os consumidores. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias – que pode envolver diferentes disciplinas – a fim de estreitar laços entre marcas e público no ambiente físico ou virtual.

Marketing de Experiência - AlmapBBDO

Disciplina de marketing de experiência cresce dentro das agências de publicidade (Crédito: Divulgação/AlmapBBDO)

Na prática, o objetivo, segundo Siegfrid Keysselt, head de live marketing da AlmapBBDO, é despertar “sensações e trazer perspectivas diferentes para o público”. Com isso, essa ferramenta pode promover mudanças na maneira com que as pessoas percebem produtos, serviços ou empresas. Desde 2016, a agência possui uma área interna especializada no tipo de entrega.

“As soluções são as mais diversas possíveis. Desde eventos, promoções, campanhas de incentivo até ações no ponto de venda. O live marketing (como também é chamado) faz o público sair de sua rotina e o coloca em contato com as marcas de um jeito inovador e instigante, podendo gerar memórias positivas e criar fidelidade”, explica.

Mesmo que ganhe relevância enquanto departamento, pensar sobre experiência remonta à própria história da publicidade, ainda que, hoje, a tecnologia aumente as possibilidades. É a análise de Filipe Matiazi, diretor de criação da Mirum. “A internet – inclusive, com a inteligência artificial – começa a permitir a conexão não só emocional, mas prática também”, diz.

Disputa de tempo

Já para Marcio Oliveira, SVP, managing director da R/GA, na atualidade, o que melhor traduz a importância da experiência é a escassez de tempo e de atenção. Para ele, cada vez mais, “é um desperdício para uma marca gastar milhões em comunicação sem trazer o consumidor para continuar o relacionamento”.

Se bem-sucedidas, as estratégias, conforme Oliveira, podem alcançar pelo menos três grandes resultados. “Assim, o primeiro é que o consumidor goste e chame os amigos e o segundo é que ele volte. O terceiro, que é o melhor, é ele se tornar membro”, diz. “Então, quem faz a comunicação deveria levar as pessoas para algum lugar, oferecendo algo genuíno”, complementa.

Nesse contexto, além da comunicação, o executivo acrescenta que talvez seja necessário que o mercado comece a repensar as metas relacionadas ao varejo. “Será que pescar no mar aberto continua sendo a solução? Despejar uma ‘grana’ gigantesca em escala ou vender mais para um número menor, com melhor ticket médio?”, questiona.

Marketing de experiência

Na R/GA, a maneira de desenvolver projetos focados em experiência ganha força na integração de áreas. “O nosso departamento de UX Design é entendido não apenas como a parte plástica, mas como uma solução que tem a marca como interface. Tem que ser algo transversal. Além disso, nosso head de criação é da área de UX, então, inevitavelmente, ele pensa a jornada toda”, conta.

Matiazi concorda com Oliveira que a matemática do marketing de experiência passa, necessariamente, pela jornada do consumidor. “Cada marca vai entender que energia quer colocar na criação desse caminho, do contexto da campanha”, ressalta.

Para o diretor de criação da Mirum, nos últimos anos, houve um amadurecimento dos profissionais e das próprias agências. “A experiência de marca é algo que existe desde que a publicidade surgiu. No entanto, houve uma reorganização da estrutura para começar a entender essa demanda de uma forma mais oficializada”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Hering traz Bruna Marquezine, Sasha e suas mães para retratar conexão

    Juntamente com suas mães, Xuxa e Neide Maia, atrizes celebram as relações de afeto, confiança e troca em campanha de Dia das Mães

  • Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como as agências vêm ampliando os cargos de direção executiva de IA

    Como os novos cargos de liderança voltados para IA têm chegado ao mercado, e o que isso significa para o futuro do trabalho?