O quão avançadas estão as agências em relação ao uso da IA?
Google inclui a inteligência artificial como um dos tópicos para avaliar a maturidade digital das agências e avalia que o mercado ainda está em fase de experimentação da tecnologia
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BuscarGoogle inclui a inteligência artificial como um dos tópicos para avaliar a maturidade digital das agências e avalia que o mercado ainda está em fase de experimentação da tecnologia
Bárbara Sacchitiello
28 de maio de 2024 - 11h05
Presente em todos os debates, festivais e encontros da indústria da comunicação, o tema da inteligência artificial representa um novo panorama de conexão entre marcas e consumidores em todo o mundo. De que maneira, contudo, as agências de publicidade do Brasil já estão fazendo uso dessa tecnologia ou estão preparadas para avançar, de maneira mais aprofundada, nas oportunidades que a IA traz?
Para tentar avaliar o amadurecimento das agências em relação ao conhecimento e uso de inteligência artificial, o Google atualizou o Digital Assessment, lançado em março de 2023. A ferramenta, apresentada ao mercado no ano passado, tinha a proposta de classificar, em diferentes níveis, o quão maduras as agências estavam em meio ao processo de transformação digital.
Agora, a companhia decidiu incluir a inteligência artificial nessa análise. “As agências têm um papel importante quando pensamos na era da inteligência artificial por serem especialistas em tendências e por ajudarem a impulsionar os anunciantes a aproveitar todo o ferramental”, explica Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil.
Por essa razão, conta ela, a companhia achou importante atualizar a ferramenta de avaliação, mapeando como as agências já vem aplicando a inteligência artificial em seus trabalhos cotidianos e, ao mesmo tempo, destacando as oportunidades de avanço em termos dessa tecnologia.
Aline explica que, a partir do trabalho de consultoria realizado junto às agências desde o ano passado, foi possível ter um conhecimento mais aprofundado do grau de evolução tecnológica das empresas, algo que, a partir de agora, tende a ser mais lapidado ao considerar a inteligência artificial.
Por isso, a ferramenta foi rebatizada para AI Assessment e seguirá classificando as agências de publicidade em quatro diferentes níveis, de acordo com sua maturidade digital: nascente, emergente, conectado e multimomento.
Além disso, cada agência também será avaliada de acordo com o estágio de adoção, implementação e utilização de conceitos relacionados ao conhecimento e aplicação de inteligência artificial.
A proposta do Google é ter, daqui um ano, um a avaliação mais ampla a cerca do nível de avanço das agências de publicidade do Brasil em relação à adoção da IA, a partir do trabalho desenvolvido pela AI Assessments nos próximos meses.
Pela avaliação atual já trazida pelo Digital Assessment, o programa implementado em 2023, Aline avalia que as agências brasileiras sinalizam ter disposição e empenho em tornar a inteligência artificial parte integrante de sua engrenagem de negócios.
Porém, isso ainda está em fase de experimentação. “Temos um longo trabalho pela frente para ajudar as agências e fazer com que elas se movam de um estágio nascente de utilização para o topo da pirâmide”, diz.
A diretora cita a escassez de mão de obra especializada como um dos entraves para o mercado de agências avançar da adoção das ferramentas de IA. Por outro lado, Aline é otimista ao observar que esse entendimento tende a ser ampliado uma vez que as empresas consigam utilizar a IA para a simplificação de tarefas, podendo gerar economia de tempo e de recursos.
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