Assinar

Olivetto no board criativo global de Chevrolet

Buscar

Olivetto no board criativo global de Chevrolet

Buscar
Publicidade
Comunicação

Olivetto no board criativo global de Chevrolet

Publicitário será um dos líderes da Commonwealth, joint-venture de Goodby e McCann, que assume conta inclusive no Brasil


27 de abril de 2012 - 3h09

O Brasil assume um papel importante dentro da publicidade mundial de Chevrolet. A marca anunciou que sua conta global de publicidade foi entregue à Commonwealth. A nova agência é uma joint-venture entre a McCann Erickson e a Goodby, Silverstein & Partners, cada qual com 50% do negócio, e foi criada exclusivamente para participar da concorrência do anunciante, na qual enfrentou a corena Cheil. A Commonwealth terá quatro hubs globais para cuidar da conta do anunciante, incluindo São Paulo, onde a verba institucional da Chevrolet era atendida até então pela WMcCann – a conta de varejo da marca continua com a Salles Chemistri. Os demais hubs globais da Commonwealth são Detroit (a matriz), Mumbai e Milão.

Washington Olivetto, chairman da WcCann, será um dos principais membros do board global da Commonwealth. Outro nome de destaque é Jeff Goodby, chairman da Goodby, que terá a companhia também de Linus Karlsson e Prasoon Joshi, dois nomes da linha de frente da criação mundial da McCann. Eles irão trabalhar em colaboração em “todas as grandes iniciativas criativas e alocações de recursos” da Chevrolet no mundo, segundo comunicado da General Motors.

A criação da Commonwealth é um movimento inédito no qual duas agências de holdings diferentes (Interpublic, no caso da McCann, e Omnicom, no caso da Goodby) se unem para cuidar de um cliente desse porte. “É a primeira vez que duas grandes holdings de comunicação se unem para formar uma empresa”, confirma em comunicado Joel Ewanick, vice-presidente e CMO global da General Motors. "A Commonwealth estará baseada em Detroit e seu foco será fortalecer e fazer crescer Chevrolet como uma marca global icônica", completa.

A conta institucional de Chevrolet estava nas mãos da WMcCann no Brasil, e da McCann Erickson em outros lugares como China, Japão e resto da América Latina. A Goodby cuidava da conta nos Estados Unidos. Agora, tudo fica concentrado na Commonwealth. A conta de varejo da marca no Brasil continua com a Salles Chemistri, do grupo Publicis.

A união de forças das holdings Interpublic e Omnicom pretende reduzir o número de agências com as quais o anunciante trabalha. A General Motors informa que até agora 70 agências atuavam na verba de Chevrolet em todo o mundo. A conta de mídia global também foi colocada em concorrência recentemente e conquistada pela Carat, do grupo Aegis.

A Commonwealth no Brasil

A princípio, não se sabe quantas pessoas atuarão na Commonwealth brasileira. Mas o time ocupará uma unidade dentro do espaço físico da WMcCann. Sob a liderança de Olivetto, profissionais de criação, planejamento e atendimento irão trabalhar em campanhas para o Brasil, para a região da América Latina e para o mundo. Com o crescimento da demanda, espera-se uma ampliação na equipe que atende Chevrolet hoje.

"Poucos dos publicitários mais bem sucedidos do mundo tiveram o privilégio que nós estamos tendo: criar as campanhas mundiais para uma marca como Chevrolet" , diz Olivetto, em comunicado. "A decisão da GM de nos escolher para o desenvolvimento de campanhas criativas para todas as plataformas de publicidade mundiais da Chevrolet nos deixou muito feliz e ainda mais animados considerando-se o papel que o Washington e a América Latina desempenharão no desafio global da Chevrolet”, completa Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup na América Latina, África e Oriente Médio.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também