Olivetto no board criativo global de Chevrolet
Publicitário será um dos líderes da Commonwealth, joint-venture de Goodby e McCann, que assume conta inclusive no Brasil
Olivetto no board criativo global de Chevrolet
BuscarOlivetto no board criativo global de Chevrolet
BuscarPublicitário será um dos líderes da Commonwealth, joint-venture de Goodby e McCann, que assume conta inclusive no Brasil
Felipe Turlao
27 de abril de 2012 - 3h09
O Brasil assume um papel importante dentro da publicidade mundial de Chevrolet. A marca anunciou que sua conta global de publicidade foi entregue à Commonwealth. A nova agência é uma joint-venture entre a McCann Erickson e a Goodby, Silverstein & Partners, cada qual com 50% do negócio, e foi criada exclusivamente para participar da concorrência do anunciante, na qual enfrentou a corena Cheil. A Commonwealth terá quatro hubs globais para cuidar da conta do anunciante, incluindo São Paulo, onde a verba institucional da Chevrolet era atendida até então pela WMcCann – a conta de varejo da marca continua com a Salles Chemistri. Os demais hubs globais da Commonwealth são Detroit (a matriz), Mumbai e Milão.
Washington Olivetto, chairman da WcCann, será um dos principais membros do board global da Commonwealth. Outro nome de destaque é Jeff Goodby, chairman da Goodby, que terá a companhia também de Linus Karlsson e Prasoon Joshi, dois nomes da linha de frente da criação mundial da McCann. Eles irão trabalhar em colaboração em “todas as grandes iniciativas criativas e alocações de recursos” da Chevrolet no mundo, segundo comunicado da General Motors.
A criação da Commonwealth é um movimento inédito no qual duas agências de holdings diferentes (Interpublic, no caso da McCann, e Omnicom, no caso da Goodby) se unem para cuidar de um cliente desse porte. “É a primeira vez que duas grandes holdings de comunicação se unem para formar uma empresa”, confirma em comunicado Joel Ewanick, vice-presidente e CMO global da General Motors. "A Commonwealth estará baseada em Detroit e seu foco será fortalecer e fazer crescer Chevrolet como uma marca global icônica", completa.
A conta institucional de Chevrolet estava nas mãos da WMcCann no Brasil, e da McCann Erickson em outros lugares como China, Japão e resto da América Latina. A Goodby cuidava da conta nos Estados Unidos. Agora, tudo fica concentrado na Commonwealth. A conta de varejo da marca no Brasil continua com a Salles Chemistri, do grupo Publicis.
A união de forças das holdings Interpublic e Omnicom pretende reduzir o número de agências com as quais o anunciante trabalha. A General Motors informa que até agora 70 agências atuavam na verba de Chevrolet em todo o mundo. A conta de mídia global também foi colocada em concorrência recentemente e conquistada pela Carat, do grupo Aegis.
A Commonwealth no Brasil
A princípio, não se sabe quantas pessoas atuarão na Commonwealth brasileira. Mas o time ocupará uma unidade dentro do espaço físico da WMcCann. Sob a liderança de Olivetto, profissionais de criação, planejamento e atendimento irão trabalhar em campanhas para o Brasil, para a região da América Latina e para o mundo. Com o crescimento da demanda, espera-se uma ampliação na equipe que atende Chevrolet hoje.
"Poucos dos publicitários mais bem sucedidos do mundo tiveram o privilégio que nós estamos tendo: criar as campanhas mundiais para uma marca como Chevrolet" , diz Olivetto, em comunicado. "A decisão da GM de nos escolher para o desenvolvimento de campanhas criativas para todas as plataformas de publicidade mundiais da Chevrolet nos deixou muito feliz e ainda mais animados considerando-se o papel que o Washington e a América Latina desempenharão no desafio global da Chevrolet”, completa Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup na América Latina, África e Oriente Médio.
Compartilhe
Veja também
Conar defende autorregulação da publicidade de apostas
Após proibição de mensagens a crianças e adolescentes, entidade reforça que já estabeleceu regras para a criação de um ambiente ético no setor
No Natal, O Boticário lança a maior produção de sua história
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela MyMama Entertainment, o curta-metragem ressalta os desafios enfrentados pelas famílias no momento de cuidar dos pais