OLX antecipa campanha para a Black Friday
Ativação abrange tanto o usuário final quanto os parceiros comerciais da plataforma
Ativação abrange tanto o usuário final quanto os parceiros comerciais da plataforma
Sergio Damasceno Silva
5 de novembro de 2018 - 14h24
A plataforma OLX coloca no ar a partir desta segunda-feira, 5, campanha nas mídias digitais, desenvolvida pela própria empresa, em antecipação à Black Friday, que acontece no dia 23 deste mês. Numa mudança de estratégia, a OLX começou, pela primeira vez, a ativação no período anterior ao evento, e não no posterior, amparada por pesquisa, feita com a Netquest, para entender o comportamento de consumo dos usuários.
Segundo o levantamento, os usuários da OLX compram mais frequentemente online (61,5%) do que os não usuários (41,8%). O interesse em comprar na Black Friday é maior entre os usuários da OLX (46%) do que entre os não usuários (35%). E o número de entrevistados que já compraram na Black Friday é de 67,5% entre os usuários da OLX e de 60% entre os não usuários. A data se divide entre quem se programa para comprar (52%) e quem aproveita a oportunidade ou compra por impulso (48%). Entre as vantagens que o comprador espera encontrar, o preço é o principal motivador de compra (84%). E os principais objetos de desejo na Black Friday por categoria são: celulares (40%), eletrodomésticos (34%) e itens de moda e beleza (28%).
Com esses dados em mãos, a OLX iniciou a ativação antes da Black Friday para funcionar como o coach dos usuários. A campanha de Black Friday foi dividida em dois momentos: Circuito Black Friday, em que usuários (novos e antigos) foram convidados a vender na OLX para se monetizar. Quase um milhão de pessoas interagiu com a campanha em 20 dias (de 08 a 28/10). No segundo momento da ação, acontece o espaço OLX Black Friday, categoria totalmente dedicada a ofertas dos parceiros comerciais OLX.
“O pacote comercial contempla três formas de cotas para os anunciantes: Cota Ouro, Cota Prata e Cota Modular, que incluem um pacote de mídia com diferentes combinações de formatos de mídia em todos os devices OLX. A relação com os anunciantes é de total parceria, pois criamos a campanha a quatro mãos, compartilhando as informações, traçando e construindo juntos as oportunidades”, diz a diretora de vendas, Tavane Gurdos.
A OLX, controlada pelos grupos sul-africano Naspers (que também controla o Buscapé, a fintech Creditas Soluções Financeiras e tem participação no iFood e na plataforma de entretenimento infantil PlayKids) e norueguês Schibsted, movimentou, no ano passado, R$ 70 bilhões, o que corresponde a 1% do PIB nacional, em transações que envolvem a vertical de veículos, de imóveis e consumer-to-consumer (C2C). Por mês, passam pela OLX 50 milhões de usuários, os quais permanecem 13,4 minutos a cada visita (se desktop) ou 9,1 minutos (quando pelo celular). Em média, a cada visita, 14 páginas são vistas na plataforma.
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