Omnicom compra Interpublic e cria maior holding do mundo
Holding norte-americana, dona de redes como BBDO, DDB e TBWA e que obteve resultados positivos em 2024, adquire a IPG, controladora de marcas como McCann, Mediabrands e FCB
Omnicom compra Interpublic e cria maior holding do mundo
BuscarOmnicom compra Interpublic e cria maior holding do mundo
BuscarHolding norte-americana, dona de redes como BBDO, DDB e TBWA e que obteve resultados positivos em 2024, adquire a IPG, controladora de marcas como McCann, Mediabrands e FCB
Meio & Mensagem
9 de dezembro de 2024 - 10h35
Nota atualizada em 09/12 às 12h25
Na manhã desta segunda-feira, 9, o Interpublic oficializou sua venda para o Omnicom, em uma negociação que cria a maior holding de comunicação e publicidade do mundo.
A provável união entre as duas gigantes da comunicação foi noticiada nesse domingo 8, pelo Wall Street Journal. Combinadas, as receitas de ambas em 2023 chegam a um montante de US$ 25,6 bilhões.
A nova empresa manterá o nome Omnicom e, na bolsa de valores de Nova York, será preservada a sigla OMC. John Wren continuará nas posições de chairman e CEO da companhia, enquanto Phil Angelastro seguirá respondendo como vice-presidente executivo e chief financial officer.
Philippe Krakowsky, CEO do IPG, e Daryl Simm, e COO do Omnicom, respectivamente, passarão a copresidentes e COOs do Omnicom. Krakowsky também será cochair do Comitê de Integração que será formado após a fusão. Três membros do board do IPG, inclusive Krakowsky, serão adicionados ao board de diretores do Omnicom.
Tanto o Omnicom quanto o IPG são holdings de comunicação norte-americanas. Em agosto, a holding unificou BBDO, DDB e TBWA sob a liderança de Troy Ruhanen, até então CEO global da TBWA.
Já o IPG é detentor das bandeiras McCann Worldgroup, FCB, Mediabrands e R/GA, que está à venda. Na semana passada, a companhia liderada pelo CEO Phillipe Krakowski comunicou a venda de outra de suas redes criativas, a Huge, para a empresa de private equity AEA Investors.
“Essa aquisição estratégica cria valor significativo para os shareholders de cada uma, ao combinar plataformas cujo alto nível de excelência em dados e tecnologia viabilizarão novas ofertas, de modo a melhor servir nossos clientes e impulsionar crescimento. Por meio dessa combinação, conseguiremos acelerar a inovação e endereçar oportunidades criadas pela tecnologia nessa era de mudanças exponenciais”, disse Wren, em nota. “Este é o momento perfeito para unir nossas tecnologias, capacidades, talentos e presenças geográficas”.
Krakowsky, por sua vez, declarou que ambas as companhias têm ofertas, presenças e culturas complementares: “Também compartilhamos uma crença no poder das ideias impulsionadas por dados e tecnologia. Ao nos juntar o Omnicom, estamos criando um portfólio de serviços único que nos transformará no parceiro de marketing e vendas mais poderoso de um mundo que está mudando rapidamente”.
*Nota em atualização
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024