Orçamento de comunicação corporativa deve crescer em 2025
Em dois anos, índice de satisfação saltou de 70% para 75%, segundo pesquisa da Abracom
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Meio & Mensagem
18 de novembro de 2024 - 12h54
As companhias estão otimistas com relação ao orçamento destinado às suas agências de comunicação corporativa. Para 2025, 38% das empresas pretendem aumentar os investimentos. O dado é fruto da edição 2024 da pesquisa bienal Radar Abracom, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação.
O relatório foi desenvolvido pela Somar Marketing e Pesquisa a pedido da entidade. No total, foram entrevistados 124 profissionais de empresas de segmentos variados que contam com os serviços de uma agência de comunicação.
Entre as prioridades de investimento, estão a assessoria de imprensa (56%), a produção de conteúdo multiplataforma (51%), eventos (40%), compra de mídia e branded contente (32%) e comunicação interna (31%).
Em contrapartida, os executivos também elencaram os principais desafios da área e o destaque foi a análise de dados para a escolha dos canais de comunicação mais efetivos para a marca (62%). Na sequência, aparece a necessidade de adequação dos investimentos de comunicação ao orçamento disponível (51%).
Na comparação com os resultados da pesquisa anterior, realizada em 2022, o índice de satisfação com as agências aumentou de 70% para 75%. Além disso, 94% dos respondentes acreditam que as agências contribuem para valorizar o negócio das empresas. Um aumento de 9%.
Porém, o índice de clientes que se declaram muito satisfeitos caiu de 24% para 14%. Os principais motivos de insatisfação, segundo o estudo, são falta de criatividade e desconexão com a estratégia da empresa.
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