Os principais desafios para o uso de IA na publicidade
Guia elaborado pelo IAB Brasil aborda alguns dos gargalos na aplicação da tecnologia por parte das empresas nos processos de criação e compra de mídia
Os principais desafios para o uso de IA na publicidade
BuscarOs principais desafios para o uso de IA na publicidade
BuscarGuia elaborado pelo IAB Brasil aborda alguns dos gargalos na aplicação da tecnologia por parte das empresas nos processos de criação e compra de mídia
Meio & Mensagem
25 de novembro de 2024 - 7h39
Apesar de já fazer parte do vocabulário – e, em alguns casos, do cotidiano de quem trabalha no mercado de criatividade – a inteligência artificial ainda gera muitas dúvidas em relação às possibilidades de utilização.
Para tentar orientar os profissionais do mercado a utilizar a IA de forma responsável e, ao mesmo tempo, conseguir explorar a eficiência que ela pode trazer para a criação de campanhas e compra de mídia, o IAB Brasil apresentou, na semana passada, o Guia do Uso da Inteligência Artificial na Publicidade Digital.
O material foi elaborado pelos comitês de criação, mídia e tomada de decisões, e medição e atribuição.
Entre informações e esclarecimentos a respeito dos principais termos e também das plataformas que oferecem soluções de IA, o Guia do IAB listou os principais desafios que os profissionais do mercado já enfrentam no uso da nova tecnologia.
A falta de alinhamento entre a aplicação da tecnologia e os objetivos de negócios, assim como os eventuais problemas entre regras de privacidade e ética estão entre eles. Veja:
Pelo fato de a eficiência da IA depender disponibilidade de dados de qualidade e em grande volume, o IAB pontua que, eventualmente, dados enviesados, desatualizados ou incompletos podem gerar dados imprecisos e afetar diretamente os negócios
O ajuste dos modelos adequados de IA para determinada tarefa pode exigir habilidades técnicas complexas, gerando dificuldades para difundir essas informações entre as equipes.
Não adianta implementar um trabalho com IA se não houver claro alinhamento, por parte da empresa, da finalidade do uso da tecnologia e de como os dados e esse trabalho podem, de fato, auxiliar a organização.
O IAB destaca que o uso de dados pessoais para treinar modelos de IA pode gerar preocupações em relação à privacidade e regulamentações, como a LGPD. Por isso, é necessário o entendimento da importância da criação de processos transparentes, com inclusão e diversidade, para evitar vieses.
O Guia alerta, também, que muitas empresas possuem sistemas legados que não são projetados para trabalhar com soluções modernas de IA, o que pode gerar problemas de integração e dificultar a coleta de dados.
Pelo fato de as ferramentas de IA gerarem diversos relatórios preditivos, modelos estatísticos avançados e previsões complexas, a interpretação dos resultados exige uma análise especializada, o que pode gerar dificuldade para as equipes.
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros