Assinar

Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

Buscar

Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

Buscar
Publicidade
Comunicação

Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024

O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024


11 de dezembro de 2024 - 16h52

Pelo sétimo ano consecutivo, o coletivo Papel & Caneta divulga a sua lista de 30 vozes, de diversas partes do Brasil, que atuaram ao longo de 2024 para mudar a indústria de comunicação para melhor. A lista também destaca 25 iniciativas que ajudaram nessa missão, três a mais do que a última edição.

Papel & Caneta

(Crédito: Divulgação)

Neste ano, a lista conta com nomes, como Guilhermina de Paula, fundadora do OcupaTrans, projeto que levou cinco pessoas trans e não-binárias do mercado publicitário para o Cannes Lions neste ano; Bruno Zampoli que tem usado inteligência artificial para clarear conversas por meio de um jornal fictício em seu Instagram; Marta Carvalho, liderança da FCB Brasil que desenvolveu o VOZES50+, evento para tratar a representatividade 50+ na publicidade; além de Hugo Nery, redator da DPZ com paralisia cerebral que deu origem ao mapeamento TALENTOPCD em janeiro.

Realizada pela FLAGCX, a lista deste ano teve apoio da Meta e das agências Droga5, AlmapBBDO e VML, e ganhou um filme de lançamento produzido pela Poliverso, produtora de Porto Alegre.

“Para nós, apoiar uma iniciativa como essa reforça nosso compromisso com a agenda de diversidade, equidade e inclusão como um agente de transformação e inovação da indústria de comunicação”, afirma Karina Ribeiro, CEO da VML Brasil.

A iniciativa, que existe desde 2017, foi desenvolvida por André Chaves, idealizador do coletivo, para homenagear movimentos de transformação que foram criados, em sua maioria, de forma independente.

Chaves explica que dois estão entre os seus principais objetivos: iluminar histórias potentes que precisam ser lembradas e despertar um senso de união em um mercado que ainda é movido pela competição.

Confira os 30 nomes deste ano abaixo e mais detalhes sobre as histórias de cada um desses personagens aqui.

Ana Catharina Bessa

Bianca Comparato

Bruno Zampoli

Dandara Almeida

Daniel Eduardo

Fabian Kassabian

Gean Guilherme

Gil Borari e Zek Nascimento

Giulia Fagundes

Guilhermina de Paula

Hugo Nery e Will Rodrigues

Jacqueline Sato

Joao Rodolfo Carvalho

Johana Quintana e Paula Saul

Lisiane Lemos

Luiz Henrique Costa e Robson Rodriguez

Luiza Laloni e Marina Cusnir

Marta Carvalho

Michele Alves

Monge Han

Mônica Rodrigues

Natalia Tupi

Naymare Azevedo

Raquel Euzébio

Thiago Vinicius

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu

    Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu

    Global Ad Spend Forecasts 2025 indica que o crescimento será impulsionado pela televisão e por investimentos em digital

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025