Pelo segundo ano consecutivo, W+K encabeça A-List
Operação independente emplaca mais uma vez como Agência do Ano na publicação anual do Ad Age
Pelo segundo ano consecutivo, W+K encabeça A-List
BuscarPelo segundo ano consecutivo, W+K encabeça A-List
BuscarOperação independente emplaca mais uma vez como Agência do Ano na publicação anual do Ad Age
A sólida entrega de trabalhos para os clientes e a ampliação de acionistas garantiu à Wieden + Kennedy o posto de Agência do Ano no Agency A-List de 2018, publicação anual do Ad Age que elege as agências e profissionais que mais se destacaram nos quesitos criatividade, estratégia e negócios, mediante curadoria editorial. Na edição deste ano, a agência independente com sede em Portland repete o título como a agência que mais se destacou ao longo do ano passado.
De acordo com o A-List, a Wieden contrariou a máxima de que, uma vez no topo, o único caminho restante é a descida; A agência vem, nas últimas três décadas e meia, desafiando a sabedoria convencional ao manter-se independente, longe dos hubs globais de agências e capaz de recursar clientes parrudos, como o fez com a Verizon, em 2017.
Em um ano melhor do que o retrasado, a operação conseguiu, ao longo de 2018, feitos que impressionaram a indústria, como a conquista de parte da conta da Ford, que esteve durante muitos anos com o WPP. Embora a BBDO, um dos destaques do A-List 2019, tenha sido nomeada agência global da fabricante de carros, até agora, os trabalhos mais relevantes veiculados no mercado norte-americano veio da W+K. E, com a aquisição da Droga5 pela Accenture, não resta dúvidas de que a W+K é a agência criativa independente mais respeitada dos EUA.
No ano passado, a agência criou campanhas conectadas à cultura para clientes como Bud Light, KFC e OkCupid. Mas a campanha mais reconhecida de 2018 foi a da Nike, com quem a agência trabalhou para posicionar Colin Kaepernick como rosto da marca ao explicitamente tomar partido contra a violência policial nas comunidades negras, apesar de ter sido banido da NFL (devido ao protesto que ele e Eric Reid fizeram em campo, ao ajoelharem-se e ficarem em silêncio durante o hino nacional do país).
O ano também foi importante para a entrada de novos negócios: foram 52 contas, como Tinder, a mídia de KFC, League of Legends e as redes sociais da Bud Light, que durante muito tempo ficou sem dono.
Nem tudo foi um mar de rosas, porém. Neste ano, a agência perdeu a conta da Secret, da P&G e, ano passado, encerrou parcerias com Spotify, Impossible Foods, Equinox e Chiquita. Nos EUA, a receita cresceu menos de 2%. Mas, pelo segundo ano consecutivo, o escritório de Nova York teve o melhor desempenho financeiro de sua história, ficando perto de dois dígitos de crescimento.
Em um cenário cada vez mais desafiador para a indústria, com budgets encolhedo, modelos de marketing mudando e consumidores distraídos, algumas agências ganharam destaque por terem misturas peculiares, mas importantes, de disciplinas, de empresas de PR a componentes tradicionais, passando por experts em digital e storytellers.
Depois da W+K, as agências do ano, pela ordem, são: Goodby Silverstein & Partners (a edição de aniversário de Meio & Mensagem, de 15 de abril, inclui uma entrevista com a CCO e sócia Margaret Johnson), Giant Spoon, Edelman, TBWA, Work & Co., FCB, Anomaly, McCann (Meio & Mensagem também publicou entrevista com Rob Reilly, CCO global da McCann Worldwide, na edição de aniversário) e 360i.
Confira as demais listas do A-List:
Agências de destaque
BBDO
Empower
EP & Co
Fig
The Martin Agency
McGarryBowen
MediaCom
MullenLowe
OKRP
UM
Agências para ficar de olho
CPB
Erich & Kallman
Forsman & Bodenfors
Johannes Leonardo
Leo Burnett
Oberland
R/GA
72andSunny (confira entrevista com o CEO e sócio John Boiler na edição de aniversário de Meio & Mensagem)
Tombras
VMLY&R
Agência Inovadora do Ano – Droga5
Agência que deu a volta por cima – Initiative
In-house do Ano – Chobani
Agência de Dados/Analytics do Ano – FCB/Six
Agência de Design do Ano – Collins
Agência Multicultural do Ano – Cashmere
Agência de Mídia do Ano – MullenLowe Mediahub
Agência Internacional do Ano – Mother London
Executiva do Ano – Kristen Cavallo, da Martin Agency
CMO do Ano – Denise Karkos, da TD Ameritrade
Produtora do Ano – Unit9
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024