Pepsico China tira verba de mídia do WPP e entrega ao Publicis Groupe
Mudança ocorre cinco meses depois da conquista do WPP pela conta global da Coca-Cola; Publicis Groupe montará unidade dedicada para o novo cliente
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Por EJ Schultz, do Advertising Age
O Publicis Groupe conquistou a conta de compra e planejamento de mídia da Pepsico mercado chinês, tirando a verba do WPP, que até então atendia ao cliente por meio da Mindshare.
Para atender a companhia, o Publicis montará uma área dedicada chamada Plus+ by Publicis. O escopo inclui marcas como Cheetos, Doritos, Gatorade, Quaker e Pepsi.
Hoje, a PepsiCo é o 26º maior anunciante do mundo e investiu US$ 3 bilhões em publicidade em 2020, aponta o Ad Age Datacenter. A região Ásia-Pacífico corresponde a cerca de 10% do investimento em mídia da organização.
O contrato entre as duas partes começou a valer em 1º de abril e tem duração de três anos. A concorrência foi administrada pela Ebiquity.
A transição de conta ocorre cinco meses depois de o WPP ter conquistado a conta de criação e mídia global da Coca-Cola, o que pode ter gerado conflito com a verba da Pepsico que estava sob a gestão da holding inglesa.
Em 2021, a Pepsico reportou alta de 14% no lucro nas regiões Ásia-Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e China.
Parte do crescimento de 2020 veio da aquisição de negócios de snacks online na China, chamado Hangzhou Haomusi Food Co., o “Be & Cherry”. A companhia, que opera na China há 40 anos, disse que o movimento foi um passo importante para transformar no principal player “consumer-centric” do ramo de comida e bebida.
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