O Rio sem estereótipos é uma Marca muito mais legal
Buscar
Meio & Mensagem
29 de abril de 2011 - 10h04
O Rio de Janeiro sempre esteve em evidência no mundo. Mas se antes a evidência era por conta de detalhes extremamente estereotipados, hoje estamos no momento ideal para repensar essa imagem – e construir uma Marca forte, desejada e, principalmente, com alinhamento entre promessas e entregas.
Em Branding, chamamos de “essência” aquilo que uma Marca tem de único para fazer diferença no mundo. A essência da Nike, por exemplo, é acreditar que “em todo corpo existe um atleta”. E não importa se a empresa vende tênis, roupa de ginástica ou sunga de praia: é a essência que, ao longo dos anos e na linha de frente de qualquer perfil de negócios, vai integrar Marca e propósito.
O Rio também precisa definir a sua essência e, antes de mais nada, é fundamental que reinvente seus atributos. Há muitos anos estes atributos estão irritantemente ligados aos 5 “s”: sun, sensuality, sound, soccer, sand. E é exatamente aí, nesse mix de palavras, que se encontram os estereótipos mais explícitos – para não dizer mais cansativos. Agora, se temos muito mais para oferecer ao mundo, o que precisamos fazer?
A Marca Rio é mais que uma oportunidade. É uma necessidade, se realmente quisermos diminuir o gap entre expectativas e realidade. Copa do Mundo e Olimpíadas são grandes estímulos para toda essa discussão, mas não devem ser a única razão para a mudança. Afinal de contas, estes eventos passam. Sabe o que fica? O propósito bem definido da nossa cidade. Este é o verdadeiro legado – e não estádios ou frotas de carros de polícia.
Somos o casamento entre trabalho e qualidade de vida? Somos charme brasileiro que faz acontecer? Somos o beauty-business-card do Brasil lá fora? Há algo de muito especial na alma do Rio de Janeiro. Algo que faz com que a gente exporte cultura, comportamento e um estilo próprio de fazer negócios. Nos resta colocar a discussão no ar e entender que o Rio sem estereótipos é um Rio muito mais legal, muito mais verdadeiro e, sem sobra de dúvidas, muito mais valioso. Para pensar: o que temos de único para fazer diferença dentro e fora do Brasil?
Compartilhe
Veja também
-
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
-
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano
-
-
-