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Cannes days 3 and 4

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Ponto de vista

Cannes days 3 and 4


22 de junho de 2011 - 5h29

A quantidade de conteúdo relevante que se vê aqui só é ultrapassada pela quantidade de delegados. Dizem que tem 8 mil pessoas aqui no festival, e é bem possível. Está uma briga conseguir lugar nas palestras, principalmente as que incluem algum tipo de celebridade.

E entendam- se por celebridades desde as de carne e osso como Robert Redford, Pharrel Williams e Jesse Eisenberg quanto as marcas ícones tipo Google, You tube e Coca Cola.

Essa ultima deu um show de competência ontem com uma exposição focadissima de suas estratégias de comunicação – e que mostra que quando um cliente pede um comercial tipo assim coca-cola precisa entender a quantidade de pensamento estratégico e integrado que existe por trás de cada peca que a gente vê. Realmente uma aula de marketing que coroou a Terça-feira, junto com a fantástica e ao mesmo tempo despretenciosa exposição do finlandês que inventou o fenômeno "Angry Birds". Quando ele perguntou quantas pessoas presentes jogavam o game, 90% do auditório levantou a mão. O que explica porque eu usei a palavra "fenômeno" na frase anterior.

Já a palestra da Mofilm na quarta com o Jesse Eisenberg foi morna, como os piores comerciais que usam celebridades de um jeito genérico.

Podia ser qualquer um ali, era só pra atrair publico.

O mais interessante que ficou foi que nem o ator principal nem o roteirista do filme "A Rede Social" conheciam o Facebook antes de fazer o filme. E nenhum deles mantém perfis no Facebook. Talvez seja o poder do "outsider" que foi discutido na palestra de segunda sobre o insight: a importância de ter um olhar de fora sobre as ideias que você esta tendo junto com seu time criativo. O distanciamento deles em relação ao Facebook permitiu que eles fizessem o filme mais interessante de 2010.

Entre os destaques ainda dá pra falar do preview do TED advertising que tivemos aqui, e que culminou com a arrepiante apresentação de uma jovem poetisa que recita seus poemas no palco com uma empolgação incomum. Para saberem o que estou falando, busque no you tube pelo nome de Sarah Kay. Um pequeno interlúdio de pura sensibilidade em meio a uma enxurrada inestimável de conhecimento em toneladas.

É, Cannes está cada vez melhor. 

Eduardo Axelrud é diretor nacional de criação da Escala 

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