#EmicidaCreators: uma experiência criada a mil mãos
Buscar
Philippe Bertrand
10 de agosto de 2011 - 8h40
Recentemente colocamos um projeto de orgulho na rua para divulgar o The Creators Project, evento de arte e tecnologia realizado pela Intel e Vice. A proposta foi fazer um experimento em que o cérebro do Emicida – um dos artistas selecionados pelo Creators – funcionaria como um Processador Humano.
No dia 31/07, durante um improviso ao vivo a partir de palavras enviadas pelo Twitter, o rapper processou twiits em imagens controladas por seus impulsos cerebrais. Confira a ação aqui.
Nossa proposta era criar um happening de arte tecnologia, mas isso batia em alguns tabus:
– Quem cria? Artista? Agência?
– Quem aprova? Cliente? Curador?
– Mas é para fazer arte ou divulgar arte com propaganda?
As respostas que encontramos: sim, tudo isso.
Logo na reunião de brief, a Intel comentou uma ideia maluca do Emicida: um videoclipe onde engenheiros Intel estudavam o MC e encontravam um processador dentro dele.
Ao invés de tentar criar algo diferente, decidimos trabalhar a partir da ideia do artista, num processo co-criativo junto com a Vice e o próprio Emicida.
Não era o caminho mais fácil, reunir-se com tanta gente de lugares diferentes para criar algo. Mas era o que fazia mais sentido. E foi o que fez com que o projeto acontecesse de verdade.
O cliente aprovou não como cliente, mas como co-realizador. Os fornecedores entraram no projeto como co-desenvolvedores e, por fim, a transmissão ao vivo foi feita com o Terra Sonora Live, que entrou para participar da paternidade coletiva.
Depois de muitos brainstorms, refinamentos, enxugamentos de escopo, erros, acertos, testes e a integração com muitos times, estamos finalizando o novo videoclipe do Emicida que será lançado em breve.
Um clipe feito não só por Emicida, Intel, Vice, DM9, Jurema e Mosquito. Mas por quem brincou no Twitter com a hashtag #emicidacreators e participou dessa experiência. Mostrando pra gente porque colaboração vale a pena.
Philippe Bertrand é diretor de conteúdo da DM9DDB
Compartilhe
Veja também
-
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
-
Sadoun, do Publicis Groupe, diz que acordo entre Omnicom e IPG é positivo
Líder da holding francesa, contudo, pontua que as duas companhias terão um longo processo de integração
-
-
-