Prefeitura de Curitiba contra o revenge porn
Campanha criada pela agência Master quer incentivar as denúncias de divulgação de vídeos e fotos íntimas
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Meio & Mensagem
14 de julho de 2015 - 9h57
A agência Master criou uma ação para a Secretaria da Mulher da Prefeitura de Curitiba que quer alertar as pessoas sobre a divulgação de fotos e vídeos íntimos em redes sociais. Com o mote “Se não é pra você, é melhor nem ver”, a ação chamada de “Mulheres Incompartilháveis” consiste em fotos e quatro vídeos para WhatsApp.
O objetivo é que as mensagens sirvam de alerta para que a população entenda que a divulgação dessas imagens consiste em um crime passível de punição, além de incentivar a denúncia. A divulgação da campanha está sendo feita pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba e existe um trabalho em conjunto com as instituições.
As ocorrências do conhecido “revenge porn” ou “pornografia de vingança” quadruplicaram no País nos últimos dois anos, de acordo com estudo da organização SaferNet, entidade que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público. De acordo com a instituição, foram recebidos 224 pedidos de ajuda em 2014; em 2010, ocorreram 25 pedidos. A maioria das vítimas são mulheres jovens. Em 2014, mais da metade das denúncias partiram de mulheres com menos de 25 anos de idade (25% são menores de idade, entre 12 e 17 anos, e 28% tem entre 18 e 25 anos). O público feminino representa 81% das denúncias, contra 16% de homens.
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