Assinar

Publicis faz exigências para retorno do trabalho presencial nos EUA

Buscar

Publicis faz exigências para retorno do trabalho presencial nos EUA

Buscar
Publicidade
Comunicação

Publicis faz exigências para retorno do trabalho presencial nos EUA

Holding convocou funcionários das agências digitais a comparecerem três vezes por semana sob pena de terem impactos nos bônus e possibilidades de promoção


8 de agosto de 2023 - 12h25

Publicis trabalho presencial

Publicis estabelece que funcionários de agências digitais da holding terão de trabalhar presencialmente três dias por semana (Crédito: G-Stock Studio/Shutterstock)

Do Ad Age

Muitas agências de publicidade estão exigindo que os funcionários trabalhem presencialmente por alguns dias na semana já há algum tempo. Mas, a divisão digital do Publicis Groupe, que inclui agências como Razorfish e Digitas, parece ter endurecido um pouco mais as regras para obrigar as equipes a trabalharem presencialmente.

A partir do dia 4 de setembro – data em que é celebrado o Dia do Trabalho nos Estados Unidos – qualquer funcionário que não tenha um acordo de trabalho remoto previamente estabelecido será obrigado a trabalhar no escritório por 3 dias na semana e estará sujeito a punições se não cumprir a regra, de acordo com um memorando obtido pela reportagem do Ad Age.

“A falha em cumprir o regime de 3 dias por semana no escritório após o Dia do Trabalho poderá impactar os resultados de desempenho, incluindo aumentos de salário, pagamentos de bônus e promoções”, destaca o comunicado.

A reportagem de Ad Age tentou falar com um porta-voz do Publicis Groupe para comentar sobre as exigências, mas a empresa não quis fornecer mais explicações.Embora não seja incomum a exigência, por parte das agências, de que os funcionários compareçam presencialmente nos escritórios por alguns dias durante a semana, o que chama a atenção no memorando do Publicis Groupe são as possíveis punições para quem não cumprir as diretrizes e as formas de monitoramento.

Ao longo do comunicado, que especifica que as regras valem para o território dos Estados Unidos, o Publicis Groupe descreve 35 perguntas e respostas a respeito das novas regras. Entre elas, estão a forma como a agência pretende rastrear a presença dos funcionários nos escritórios.

Esses métodos incluem “observações visuais, consulta a líderes – que devem estar informados sobre a aprovação de eventuais ausências – dados das instalações e conexões de rede nos escritórios.

“Embora tenhamos acesso aos dados de comparecimento no escritório, como descrito acima, nossa intenção e prática padrão é confiar que indivíduos e gerentes cumpram esses requisitos”, diz o memorando.

A assiduidade também desempenhará um papel importante para os bônus, promoções e avaliações dos funcionários.
“A falha em aderir às nossas políticas e requisitos de comparecer ao escritório terá impactos em seu bônus de resultados”, diz o comunicado.

Entre as questões respondidas no memorando da agência estava uma questão que exemplificava uma situação: se um funcionário de Chicago que faz parte de uma equipe em Nova York inda é obrigado a ir ao escritório. “Sim, você ainda é obrigado a ir ao escritório”, diz o texto. “Por favor, tenha em mente que você é uma parte de uma comunidade maior da agência/marca Groupe. Se engajar com seus pares no escritório ajudará você a crescer e vai colaborar com o desenvolvimento de sua carreira no futuro”, complementa a agência.

O memorando indica, ainda, que a era das contratações remotas pode ter terminado no Publicis. “A contratação será alinhada com o local onde a agência possui escritório”, diz o comunicado.

O assunto também é tratado em uma das perguntas. “Vocês ainda estão contratando remotamente?” A resposta é: “não, geralmente não”.

A holding ainda oferece aos funcionários a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, por até seis semanas, no programa “Work Your World”, que foi apresentado como uma política de retenção em 2021. “Os funcionários que planejam viajar pelo programa ‘Work Your World’ devem consultar o time do projeto”, avisa o memorando.

Também foram abordadas no memorando questões sobre se a pessoa pode continuar trabalhando remotamente se aceitar um corte salarial (a resposta é ‘não); se as pessoas que se mudaram durante seu escritório original durante a pandemia, com aprovação do gerente, podem permanecer por lá (resposta: apenas se o Acordo de Talento Remoto for oficialmente solicitado, revisado pela gerência e aprovado pelo departamento de Talentos do Publicis), e se os funcionários precisam comparecer nos mesmos dias da semana (resposta: “o objetivo é estabelecer uma cadência regular e previsível”).

Embora o comunicado tenha sido direcionado ao time de experiência digital, um executivo sênior da Publicis disse que outras agencias da holding já estão com o regime de ida ao escritório por três dias na semana neste ano.

Publicidade

Compartilhe

Veja também