Publicis Groupe apresenta DPZ&T
Nova agência nasce em 11º lugar no ranking nacional, com 280 funcionários e clientes como Itaú, McDonald?s, Natura, Vivo, BMW, Coca-Cola e Bombril
Nova agência nasce em 11º lugar no ranking nacional, com 280 funcionários e clientes como Itaú, McDonald?s, Natura, Vivo, BMW, Coca-Cola e Bombril
Alexandre Zaghi Lemos
20 de maio de 2015 - 3h11
O Publicis Groupe apresentou oficialmente nesta quarta-feira, 20, em São Paulo, a DPZ&T, agência fruto da fusão entre a DPZ e a Taterka. A nova marca nasce no 11º lugar no ranking nacional, com faturamento com compra de mídia de R$ 660 milhões, considerando os valores administrados por ambas em 2014, de acordo com a publicação anual Agências & Anunciantes, que circulará na semana que vem.
Como Meio & Mensagem noticiou na semana passada, a DPZ&T será comandada pelo CEO Eduardo Simon, ex-sócio da Taterka, e o COO Tonico Pereira, que desde maio do ano passado quando assumiu a direção-geral é o principal executivo da DPZ. José Passos, também ex-sócio da Taterka, será vice-presidente. A área de criação será comandada pelo CCO Rafael Urenha, atual diretor nacional de criação da DPZ. Marcelo Lucato, que hoje é diretor de criação da Taterka, será o hed of art. Dois dos fundadores de DPZ e Taterka integrarão um board consultivo: Roberto Duailibi e Dorian Taterka, o Dodi.
“Quando compramos a DPZ, sabíamos que estávamos adquirindo um ícone, que agora estará combinado com a capacidade de produção e espírito dinâmico da Taterka”, comentou durante o evento o CEO global do Publicis Groupe, Maurice Lévy. Ele mantém a expectativa de que o Brasil suba do atual 8º lugar entre os principais mercados do mundo para a holding para a 5ª posição nos próximos anos – de preferência até 2017, para quando está marcada a aposentadoria de Lévy, que terá, então, 75 anos. “As cifras virão se o trabalho for de qualidade”, disse.
Com a fusão serão 280 funcionários em São Paulo e no Rio de Janeiro. A nova sede na capital paulista será no São Paulo Corporate Towers, no bairro do Itaim, para onde o pessoal das duas agências deverá se mudar em agosto. No Rio, a DPZ&T manterá o endereço atual da DPZ, em Ipanema.
Um dos maiores facilitadores da união é a ausência de conflito entre os principais clientes: Itaú, McDonald’s, Natura, Vivo, BMW, Coca-Cola, Bombril. Polenghi, Kimberly-Clark, Dotz e Azul. “Não há conflitos e as duas agências estão habituadas com marcas líderes em seus mercados e relações duradouras. O Itaú está na DPZ desde 1972. O McDonald´s é atendido pela Taterka desde 1993, e a Natura há mais de dez anos”, frisa o CEO Eduardo Simon.
A DPZ&T ser reporta no Brasil a Paulo Giovanni, chairman da Publicis Worldwide Brasil (PWW), grupo ao qual já estão ligadas DPZ e Taterka, além da Publicis Brasil, Salles Chemistri, Talent e AG2 Nurun. Giovanni é também chairman da Leo Burnett Tailor Made.
Quarta letra
Em seus quase 47 anos de vida, a DPZ transformou as iniciais dos sobrenomes de seus fundadores no conjunto de letras mais icônico da publicidade brasileira. Por vezes, pensou-se que uma quarta letra poderia ser adicionada à marca criada em 1º de julho de 1968 por Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza. Nas décadas de 1970 e 1980, por exemplo, uma possibilidade era o “W” de Washington Olivetto, um dos ex-funcionários ilustres da casa – história essa retomada nos anos 2000 por Fabio Fernandes, presidente da F/Nazca S&S, que tentou reunir DPZ e W, mas Olivetto acabou fechando com a McCann em 2010.
Em diversas negociações malsucedidas, holdings internacionais tentaram juntar sua marca à da DPZ, entre elas a DDB, do Omnicomm, e a Grey, do WPP, na época em que a rede era comandada no Brasil pelo publicitário Silvio Matos. A partir de julho de 2011, quando o Publicis Groupe assumiu o controle acionário da DPZ, inicialmente com participação de 70%, houve várias tentativas de fundi-la com outras agências da holding francesa, fato que só agora é consumado com a Taterka, que também passou ao controle total da multinacional, cuja participação na empresa começou com modestos 5% em 2010. A DPZ&T adiciona o “T” do sobrenome de Dorian Taterka ao icônico DPZ de Duailibi, Petit e Zaragoza.
Compartilhe
Veja também
Luana Piovani divulga a última temporada de Você, da Netflix
Atriz conhecida por seus fortes discursos em defesa dos direitos das mulheres questiona postura do personagem principal da série
Omnicom Media Group investe em hub de criatividade
Studio Labs oferecerá aos clientes do grupo trabalhos de produção audiovisual, design e arte final