Assinar

Publicis Groupe conclui compra da Neogama

Buscar

Publicis Groupe conclui compra da Neogama

Buscar
Publicidade
Comunicação

Publicis Groupe conclui compra da Neogama

A holding francesa já informou a operação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)


4 de julho de 2012 - 5h00

ATUALIZAÇÃO: Publicis compra 100% da Neogama e da BBH

O Publicis Groupe deve confirmar nesta quinta-feira, 5, a compra da Neogama/BBH. Como informou a coluna Em Pauta da edição impressa de Meio & Mensagem que circula desde domingo, 1º, avançou positivamente a negociação iniciada nos primeiros meses de 2012, como noticiado por este site em 22 de maio (leia aqui). A holding francesa, que tem ações em bolsa, já informou a operação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e agora se prepara para comunicar oficialmente o mercado sobre a aquisição da agência, que é a maior do ranking brasileiro controlada pelo capital nacional.

De acordo com o especial Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, a Neogama/BBH cresceu em 5% sua compra de mídia em 2011, fechando o ano com faturamento de R$ 667 milhões – o que a coloca em 8º lugar, tendo à frente somente empresas controladas pelo capital internacional (a próxima controlada por brasileiros na lista é a Africa, do Grupo ABC, em 11º).
 
Publicis Groupe e Neogama/BBH já têm uma relação societária indireta, pois o Publicis detém participação de 49% na rede inglesa BBH, que, por sua vez, é dona de 34,16% das ações da Neogama, controlada até então pelo sócio majoritário Alexandre Gama, que detinha 51,24% das ações antes do início das tratativas com a multinacional.
 
Desde 2006, Gama tem outros dois sócios: Roberto Mesquita (que mantinha 9% das ações), e Geraldo Rocha Azevedo (5%). No final de 2011, a sociedade admitiu ainda outros dois executivos da Neogama/BBH, ambos com 0,3% de participação: o head de planejamento Eduardo Lorenzi e a diretora financeira Monica Mattos.

Antes da evolução das negociações com o Publicis Groupe, a Neogama/BBH chegou a iniciar tratativas com outras holdings internacionais, como a Dentsu – que atualmente está em processo de compra da Fischer & Friends (leia mais aqui).

As conversas da Neogama com o Publicis Groupe envolveram também a BBH. Nos bastidores da negociação ficou claro o desejo da holding francesa de assumir não só o controle acionário da agência brasileira, mas também o da rede inglesa, já incluindo um plano de saída para John Hegarty e Nigel Bogle — os dois fundadores da BBH que ainda continuam na ativa (o terceiro mosqueteiro, John Bartle, deixou a empresa no ano 2000).
 
Durante o processo, a Neogama teria sido assessorada pela Estáter, mesma consultoria de fusões e aquisições que atuou na venda da Talent para a holding francesa. 
 
Curiosamente, o Publicis já foi sócio da Neogama por alguns meses no passado, via Leo Burnett, quando não houve sinergia entre o majoritário Alexandre Gama e o conglomerado dirigido por Maurice Lévy. A Neogama foi inaugurada em junho de 1999 tendo como sócia minoritária a Leo Burnett, então integrante do grupo Bcom3. No início de 2002, o Publicis Groupe comprou a Bcom3 no mesmo momento em que Gama recuperou os 40% de sua agência que estavam com a Leo Burnett e os repassou para a rede inglesa BBH – onde a Leo também era minoritária (49%). Com a entrada dos novos sócios nacionais em 2006, Gama e a BBH repassaram a eles algumas de suas cotas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Africa Creative estrutura pilar de mídia unido à estratégia

    Africa Creative estrutura pilar de mídia unido à estratégia

    Agência apresenta a AfricaCreativeMedia, área que será liderada por três CMOs, que farão duplas com os COOs da operação

  • Betnacional cria influencer robô para prever probabilidades em jogos

    Betnacional cria influencer robô para prever probabilidades em jogos

    Projeto da BR Media analisa dados de sentimento nas redes sociais para prever probabilidades e tendências em ações patrocinadas pela marca